38% das pessoas afastadas pelo INSS são por problemas relacionados à saúde mental

Farmacêutica investe em programa de orientação, suporte e apoio para prevenir e minimizar os impactos do estresse, da depressão e do burnout.
38% das pessoas afastadas pelo INSS são por problemas relacionados à saúde mental
Foto: Projeto Talk Time, da Prati-Donaduzzi, oferece orientação, apoio e escuta ativa aos colaboradores, com objetivo de fortalecer suporte à saúde mental no ambiente de trabalho
Publicidade

Os transtornos mentais são responsáveis por 38% de todas as licenças concedidas pelo INSS no país, segundo uma pesquisa do Panorama da Saúde Mental das Organizações Brasileiras de 2023. Estresse contínuo, pressão por resultados e a falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre as causas mais comuns desses afastamentos, criando um cenário preocupante para trabalhadores e empresas.

Leia: Mais de 100 farmacêuticos da Prati-Donaduzzi participam do Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

No ambiente corporativo, a responsabilidade das empresas vai além da gestão da produtividade. A promoção de um ambiente de trabalho saudável e o suporte à saúde mental são essenciais para garantir o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, o sucesso organizacional. Cada vez mais, as organizações buscam alternativas para abordar o tema com seus colaboradores.

A farmacêutica Prati-Donaduzzi, com 5.200 colaboradores, tem ampliado suas práticas e políticas para não apenas promover um ambiente de trabalho acolhedor, mas também oferecer ferramentas que melhorem a qualidade de vida dos profissionais. Há três anos, foi criado o projeto Talk Time, que aborda questões relacionadas à orientação, suporte, apoio e escuta ativa dos colaboradores.

“Nós trabalhamos isso com os gestores, para que possam estar atentos ao seu time e reconhecer sinais de estresse, depressão, ansiedade e burnout. Também reforçamos a existência de uma rede de apoio disponível para ajudar nesses casos”, explica a supervisora de responsabilidade social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon. “Indicamos locais onde os colaboradores podem buscar ajuda, explicamos os mecanismos disponíveis e oferecemos subsídios para que percebam a importância de ter um hobby ou canais para aliviar o estresse e a ansiedade, tão presentes no dia a dia”, complementa.

Orientação, suporte e apoio

A indústria também promove palestras, conversas e workshops com seus colaboradores para desmistificar e esclarecer dúvidas sobre saúde mental. Além disso, realiza mentorias com equipes de gestão, com o objetivo de criar grupos operativos que ofereçam maior suporte relacionado à saúde mental.

Leia também: Erros para não cometer em 2025

“Também contamos com atendimento individualizado, no qual escutamos os colaboradores diretamente no setor de responsabilidade social. Se eles ou seus familiares enfrentarem questões que envolvem saúde mental, oferecemos suporte e orientação para buscar ajuda em organizações de apoio, inclusive no plano de saúde disponibilizado pela farmacêutica”, enfatiza Maria Rita.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

A fim de expandir essa frente de negócios, a companhia redesenhou sua área comercial, fortalecendo a gerência de vendas do canal.
Investimentos em inovação e parcerias estratégicas determinaram o avanço da empresa no mercado farmacêutico.
A partir da automação dos processos de distribuição, a indústria alcançou uma taxa de recorrência de compras superior a 85%.
Campanha terá foco no ambiente digital e incluirá e-books educativos, mutirões de saúde, posts e lives nas redes sociais.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado.
Até 2027, a indústria farmacêutica brasileira deve registrar um crescimento superior a 30%, segundo pesquisa.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo