O Aché Laboratórios iniciou a operação do seu armazém vertical na planta industrial de Pernambuco, um terreno de 250 mil metros quadrados. O investimento de R$ 45 milhões possibilitou a implantação de tecnologias modernas de automação e robotização importadas da Suíça e da Alemanha.
Os insumos farmacêuticos ativos utilizados pelo Aché e os produtos acabados produzidos pela unidade de Pernambuco serão armazenados no local, o que gera a otimização do processo de produção.
De acordo com o diretor executivo de operações do Aché, Marcio Freitas, a aquisição de equipamentos de tecnologia embarcada totalmente online e a utilização dos AGVs (Automated Guided Vehicles) em sistemas integrados é algo raro de se ver em indústrias brasileiras.
“Durante o nosso benchmarking para trazer a tecnologia mais moderna para essa planta, visitamos outras indústrias que possuem armazém vertical automatizado e linhas de alta performance, outras que possuem AGVs, mas somos os primeiros no Brasil a ter todas as soluções em uma mesma planta”, revela Marcio.
O Aché prevê também, em 2021, colocar em prática o Sistema MES (Manufacturing Execution Systems), que permitirá que a empresa tenha disponível online todos os dados de um lote de produto, desde a matéria-prima até sua aprovação. A previsão é que a conclusão da implementação ocorra até 2021.
Veja também: Gilead Sciences lança plataforma sobre prevenção e tratamento para HIV