Aché investe em automação e otimiza processos

Aché Laboratórios
Foto: Divulgação
Publicidade

A busca pela Indústria 4.0, que visa integrar equipamentos, sistemas e processos por meio de tecnologias de ponta para aumentar a produtividade, a eficiência e minimizar riscos, perdas e falhas, já vem acontecendo no setor farmacêutico. O Aché Laboratórios é uma das empresas que já abraçaram o conceito e alcançaram resultados significativos em termos de economia e produção.

Perto de completar um ano da implementação de tecnologias de automação vindas da Suíça e da Alemanha na planta fabril de Pernambuco, no Cabo de Santo Agostinho, a companhia teve um aumento de 35% na produtividade, além de um crescimento na capacidade de armazenagem, que passou de 3 mil posições pallets para mais de 16 mil.

“A estruturação do armazém vertical e a implementação das novas tecnologias na planta de Pernambuco surgiram a partir de um desejo da companhia em otimizar e tornar mais ágil nossa produção e logística, garantindo maior integração e melhor controle dos processos, além de mais segurança e qualidade ao armazenamento dos medicamentos”, afirma Márcio Freitas, diretor executivo de Operações do Aché.

A companhia investiu em um estudo minucioso que contemplasse o melhor da automação e inteligência de dados a iniciativas sustentáveis para potencializar a performance da fábrica, desde o recebimento e armazenamento dos insumos à embalagem e expedição dos produtos finalizados.

Outro investimento foi em AGVs (Automated Guided Vehicle) e transelevadores. Os primeiros são veículos inteligentes que fazem as movimentações das cargas dentro da fábrica sem necessidade de controle humano, enquanto os transelevadores atuam nas movimentações do armazém vertical.

Veja também: Germed Genéricos doa 78 mil repelentes para a ONG Gerando Falcões

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo