[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, é muito importante dentro da Prati-Donaduzzi. A farmacêutica, com sede em Toledo (PR), tem na sustentabilidade uma preocupação constante – por isso, atua em diversos projetos que reforçam a missão.
Uma das ações realizadas é a estação de tratamento de efluentes, controle de emissões atmosféricas e plano de gerenciamento de resíduos. Faneza de Oliveira, técnica ambiental da Prati, comenta: “Realizamos o gerenciamento de todos os resíduos, conforme legislação ambiental vigente, contando com a destinação final em empresas licenciadas que atendem os critérios dos órgãos fiscalizadores”. Em 2021, a companhia destinou para reciclagem um total de 1.230 mil toneladas de materiais.
Há ainda a preocupação com os recursos naturais na região do parque fabril da Prati-Donaduzzi, por isso são realizadas ações pontuais no entorno da fábrica. No local, encontra-se, por exemplo, a nascente do Rio Marreco, um dos mais importantes da Bacia Hidrográfica de Toledo.
Além disso, a companhia atua de forma intensa na redução de dióxido de carbono, principal causador do efeito estufa na atmosfera. Cintia Sabrina Weirich Slongo, analista de projetos elétricos da empresa, comenta: “Mais do que a redução no custo da conta de energia, a migração para uma fonte renovável permite uma escolha que irá reduzir os impactos ambientais. Assim, a busca pela economia passou a fomentar o crescimento das fontes alternativas limpas no Brasil”.
A Prati-Donaduzzi conta com certificados de redução de emissão de poluentes que seguem o protocolo GHC, também conhecido como Greenhouse Gas Protocol. Em 2020, contribuiu para a redução da emissão de 3.357,20 toneladas de CO2.
Veja também: Teuto usa embalagens com fibras certificadas e rastreáveis