[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Pfizer acaba de anunciar o acordo com o governo mexicano de sua terapia oral contra a Covid-19, o Paxlovid. O contrato contempla, ao todo, o fornecimento de 300 mil cursos de tratamentos destinados ao país. O medicamento já é disponibilizado a 41 países, com um total de 26,2 milhões de cursos de tratamento.
No Brasil, Paxlovid teve aprovação de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, com recomendação de sua incorporação à rede pública pela Conitec em maio. Além disso, a Pfizer já está em tratativas finais com o Ministério da Saúde para o fornecimento do produto no País.
Ele é administrado por via oral, o que facilita o uso em casa, dentro de cinco dias a partir do início dos sintomas. Dados clínicos apontam que o antiviral, na comparação com placebo, reduz em até 89% a possibilidade de hospitalização ou morte em pacientes com formas leves ou moderadas de Covid-19.
Entre os indivíduos que receberam a medicação durante os estudos clínicos, realizados com mais de 3,5 mil participantes ao redor do mundo, não houve mortes.
Veja também: Eurofarma traz para América Latina medicamento que reduz em 65% crises epiléticas refratárias