A Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, anuncia que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a TECVAYLI para o tratamento de pacientes adultos com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que receberam, pelo menos, três terapias anteriores, incluindo um inibidor de proteassoma, um agente imunomodulador e um anticorpo monoclonal anti-CD38.
Leia: Rede de farmácias São João inaugura novo Centro de Distribuição
O mieloma múltiplo continua sendo um câncer de sangue incurável, com quase todos os pacientes apresentando recaída e necessitando de uma terapia subsequente. À medida que a doença progride, as recidivas se tornam mais agressivas a cada nova linha de tratamento e as remissões ficam progressivamente mais curtas
“Essa aprovação traz esperança para os pacientes, que, apesar do importante progresso científico, têm opções terapêuticas limitadas e, muitas vezes, enfrentam resultados ruins após terem sido expostos às três principais classes de medicamentos”, afirma Fernando Pericole, médico hematologista responsável pelo ambulatório de Gamopatias Monoclonais do Hemocentro Unicamp.
“Teclistamabe tem o potencial de fornecer benefícios clínicos substanciais, com altas taxas de respostas profundas e duráveis para pacientes que necessitam de uma nova opção de tratamento, e a conveniência de ser um medicamento pronto para uso”, acrescenta o especialista.
A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados positivos do estudo MajesTEC-1 de fase ½ aberto, que avalia a segurança e eficácia do teclistamabe em adultos com MMRR (n = 165). Os pacientes receberam uma injeção subcutânea semanal de teclistamabe na dose de 1,5 mg/kg, após receberem doses escalonadas de 0,06 mg/kg e 0,3 mg/kg. No estudo, 104 de 165 pacientes alcançaram uma taxa de resposta geral (TRG) de 63% (Intervalo de Confiança [IC] de 95%, intervalo, 55,2-70,4), após uma mediana de cinco linhas de terapia anteriores.
Leia também: Sincofarma promove palestra sobre criação da área de pricing
“A Janssen possui anos de liderança dedicados a essa área, e nossa ambição é avançar cada vez mais, investindo em pesquisa e desenvolvimento para fornecer novas e inovadoras terapias para o mieloma múltiplo, aumentando as chances de cura da doença. Por isso, teclistamabe é uma importante adição ao nosso portfólio de tratamento da doença”, destaca Simone Forny, hematologista e diretora médica associada para a Hematologia da Janssen Brasil.