Anvisa aprova tratamento da Merck para câncer de pulmão avançado

Merck tem tratamento para câncer de pulmão aprovado
Foto: Divulgação

A Merck anunciou a aprovação regulatória de Tepmetkotm (tepotinibe) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) avançado com uma alteração específica chamada de mutação skipping do METex14. O Tepmetkotm é o primeiro e único inibidor altamente seletivo de MET aprovado pela Anvisa que oferece uma dose oral única diária.

A aprovação se baseia nos resultados do estudo clínico Fase II Vision, o maior já realizado em pacientes com essa doença. “A aprovação desse tipo de medicamento é de extrema importância, pois viabiliza a chamada medicina de precisão, que tem avançado no sentido de compreender as mutações genéticas que levam ao crescimento, resistência e progressão dos tumores. Dessa forma, o objetivo é tratar cada paciente de maneira única e precisa, com a melhor opção para cada caso”, explica Luiz Magno, diretor médico da Merck Brasil.

De acordo com o médico, a mutação METex14 ocorre em 3% a 4% dos casos do CPNPC, e os pacientes com esse tipo agressivo de câncer são em sua maioria idosos. Ao todo, o câncer de pulmão de não pequenas células é o tipo mais comum de câncer em todo o mundo e a principal causa de morte relacionada ao câncer – com 1,9 milhão de mortes todos os anos.

O Tepmetkotm aguarda agora a aprovação de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Ele já foi aprovado em países como Japão e Estados Unidos.

Veja também: SBIm e GSK lançam ferramenta para auxiliar na retomada de esquemas vacinais atrasados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia