Brasil possui apenas 5% dos insumos necessários à fabricação de medicamentos

Brasil não tem força de insumos para produção de medicamentos
Foto: freepik
Publicidade

Atualmente, o Brasil fabrica apenas 5% de todos os insumos necessários para a produção de seus medicamentos, importando a maior parte da China e da Índia, responsáveis pela fabricação de 40% dos insumos utilizados em todo o mundo.

A opção pela transferência das produções de insumos para países asiáticos foi tomada com o objetivo de reduzir os custos, não somente pelo Brasil como também por outros países desenvolvidos. Norberto Prestes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), explica que com isso a China e a Índia puderam investir massivamente em tecnologia.

Indústria brasileira e fabricação

Segundo Prestes, o ápice da produção nacional ocorreu na década de 1980, quando o País fabricava 55% de seus insumos. Contudo, houve um processo de “especialização regressiva” na década seguinte. Com a abertura comercial dos anos 1990, tornou-se mais barato importar medicamentos e insumos do que os produzir.

“Se por um lado reforçaram a capacitação técnica e financeira das empresas produtoras de medicamentos, pouco ou nada fizeram para a redução da dependência dos insumos. Isso rapidamente transformou a cadeia farmacêutica em um grande importador, tanto de IFAs quanto de medicamentos prontos”, comenta o presidente da Associação.

Pandemia gerou alerta

Mesmo que a quase total dependência de insumos já ocorra há anos, foi a pandemia da Covid-19 que chamou a atenção para o problema, alertando sobre os perigos da ruptura de fornecimento para a saúde pública.

“Somos uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do mundo e, mesmo assim, totalmente dependentes das importações dos insumos. Claro que não deixaremos de importar, todos os países o fazem devido ao baixíssimo custo, o que não podemos aceitar mais é sermos um país sem capacidade tecnológica para reagir a um problema como esse e não entrar em colapso”, afirma o executivo.

Falta de investimentos

Entre os problemas que levaram a essa queda estão a falta de investimentos em inovação e tecnologia e ausência de isonomia regulatória e tributária. “Assistimos nesta pandemia aos governos da Europa e dos Estados Unidos destinarem dezenas de bilhões de dólares e se associarem com as empresas que estão pesquisando tanto vacinas como medicamentos, testes diagnósticos, insumos e tudo o mais que seja relevante para o combate à pandemia. Esta postura é fundamental ser tomada e o Brasil reagir rapidamente”, finaliza Prestes.

Veja também: GreenCare entra na fabricação de medicamentos à base de Cannabis

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo