Buscas por empresas farmacêuticas aumentou 20% em 2020

Buscas por empresas farmacêuticas cresce na pandemia
Foto: freepik
Publicidade

Com o objetivo de entender o comportamento do brasileiro em relação à procura por medicamentos em meio à pandemia, a SEMrush, líder global em marketing digital, realizou um estudo que mostrou um aumento significativo nas buscas por itens como ivermectina, azitromicina, cloroquina e hidroxicloroquina. Além disso, algumas marcas de produtos e farmacêuticas também foram buscadas, totalizando um aumento de 20% em relação ao ano de 2019.

Laboratórios e marcas

A procura pela marca Cremer, por exemplo, um fabricante de produtos usados na prevenção da Covid-19, teve uma média mensal de 88 mil buscas em 2020, o equivalente a um crescimento de 35% em relação a 2019.

Empresas como Eurofarma também foram mais pesquisadas – a média mensal de janeiro a julho foi de 51 mil buscas, com o pico no mês de julho (40,5 mil). Já a farmacêutica Pfizer, em razão dos estudos da vacina experimental, teve um aumento de 551% nas pesquisas entre os meses de março e julho, sendo 90,5 mil delas somente no sétimo mês do ano. A EMS foi a farmacêutica que teve a maior alta nas buscas em julho (22%), com 33 mil pesquisas.

Ao analisar a média de tráfego mensal nos sites das cinco principais representantes da indústria farma em relação a 2019, é possível notar um crescimento de 161% em relação à Eurofarma, 104% em relação à Medley, 80% em relação à EMS, 72% em relação à Sanofi e 28% em relação à Novartis.

Medicamentos

Ao analisar as buscas em relação a medicamentos, o termo cloroquina teve um crescimento de 8.143% entre fevereiro e março de 2020, saltando de 14 mil para mais de 1,2 milhão de buscas. A ivermectina cresceu 3.618%, indo de 110 mil para 4,090 milhões.

A azitromicina foi procurada 152% mais vezes em relação a 2019, chegando a uma média mensal de 599 mil pesquisas em 2020. Já hidroxicloroquina teve o ápice de buscas em abril, sendo procurada 301 mil vezes, o equivalente a 652% a mais do que o mesmo mês em 2019.

Custos por clique

Com o início da pandemia em março, houve também um aumento no custo por clique (CPC) em anúncios pagos de empresas do setor farmacêutico, a partir de buscas pelos termos “medicamento genérico” e “remédio genérico”.

Em todo o Brasil, um dos termos mais pesquisados foi “farmácia 24h”, com média de custo de R$ 321,86 em janeiro, enquanto no mês de março o termo mais procurado foi “medicamentos genéricos e similares”, no valor de R$ 130.385 por clique.

Veja também: Biogen submete ao Ministério da Saúde novo pedido de incorporação de medicamento para atrofia muscular espinhal

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo