Os primeiros sintomas da Esclerose Múltipla (EM) podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras questões de saúde. Para informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e como isso pode melhorar a qualidade de vida do paciente, a Merck lança, pelo quinto ano consecutivo, o projeto “Casa da EM 2021” durante o Agosto Laranja, mês de conscientização da doença.
Além de ações nas redes sociais com histórias de pacientes com Esclerose Múltipla, a campanha contará com a reativação da Casa da Esclerose Múltipla, um projeto imersivo e totalmente online que visa aproximar pessoas que lidam com a doença, alertando sobre os principais sintomas, sinais e dificuldades no diagnóstico.
A experiência digital permite que o internauta navegue pela história de uma personagem fictícia, simulando os sintomas da doença. De acordo com Alex Chehin, gerente médico de Neuroimunologia da Merck, esta é uma forma de falar sobre a importância do diagnóstico precoce e de procurar um especialista com mais agilidade.
“Reforçamos aos pacientes com EM a importância do acompanhamento e diálogo com o médico, a fim de definirem juntos o tipo de tratamento possível e mais adequado, a depender do perfil do paciente, considerando seu estilo de vida, planos futuros e outras individualidades”, explica Chehin.
Desde o ano de seu lançamento – antes da pandemia, um projeto itinerante com visitas presenciais –, a Casa da EM já esteve em 14 cidades e recebeu cerca de 5 mil visitas no total. Desde que passou a ser digital, em 2020, já foi acessada por mais de 2 milhões de pessoas.
Veja também: Prati-Donaduzzi realiza campanha de incentivo à imunização