A EMS adquiriu da Sanofi os direitos de propriedade intelectual, fabricação e comercialização do Dermacyd, marca de sabonetes íntimos, após autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) obtida em junho de 2023. O produto tem um portfólio com oito SKUs. Essa aquisição fortalece a estratégia da empresa de avançar no segmento de medicamentos isentos de prescrição (MIPs). A expectativa é que a unidade de negócio OTC, responsável pela linha, tenha vendas de R$ 100 milhões só com este produto em 2024.
Leia: EMS registra aumento de 276% na comercialização do Caladryl
“Dermacyd é uma marca muito desejada pela consumidora brasileira. O produto lidera a categoria de saúde íntima feminina no país e sua chegada traz ainda mais robustez para o negócio da unidade de OTC da EMS, além de uma nova expertise para a companhia: o trabalho com o canal alimentar”, avalia Cínthia Ribeiro, diretora Comercial e de Marketing das unidades de negócios de Marcas e OTC da EMS.
Com a integração da nova aquisição à operação da EMS, o laboratório começou, em fevereiro de 2024, a distribuir e a comercializar todas as versões de Dermacyd no mercado nacional. A empresa também assume a responsabilidade pelo serviço de atendimento ao consumidor (SAC) desse produto por meio do telefone 0800 019 1914. A linha de sabonetes íntimos ainda será produzida pelo antigo proprietário, conforme contrato de serviços de industrialização firmado entre EMS e a Sanofi, e só será assumida pela EMS entre 2025 e 2026, quando deve estar finalizada a construção de um novo prédio fabril para produção do Dermacyd.
O sabonete líquido íntimo adulto será disponibilizado em quatro versões de 200 ml: Femina, Breeze, Delicata e Neutralize, além de dois kits promocionais contendo Femina e Delicata (200 ml. + 100 ml). A linha infantil para o corpo todo inclui sabonete líquido de 200 ml e o kit com 200 ml + 100 ml.
A marca Dermacyd é a precursora no mercado e possui 24% de market share. Em 2023, faturou R$ 42 milhões no canal farma (dados de sell out) e vendeu 2 milhões de unidades (IQVIA, ano completo 2023) no Brasil. Este é um segmento que, só no país, movimenta anualmente mais de R$ 300 milhões nos canais farma e alimentar.
Com Dermacyd, a unidade de OTC da EMS passa a contar, entre outras, com as seguintes marcas de renome em seu portfólio: Multigrip, Lacday, Bálsamo Bengué, Energil, Caladryl e Penvir Lábia.
Aquisição na América Latina
Como parte da mesma transação, a EMS também adquiriu a linha de sabonetes íntimos no México, Peru e Argentina, países onde Dermacyd é comercializado sob a marca Lactacyd. “O movimento reforçou a estratégia da empresa de expandir o seu processo de internacionalização também por meio da compra de grandes marcas de produtos”, afirma Cinthia Ribeiro. No dia 1º de fevereiro, a EMS também assume total responsabilidade pela gestão da operação do produto nesses três outros mercados.
Leia também: Como monetizar a sua farmácia e melhorar a lucratividade?
Dermacyd e Lactacyd alcançam, na América Latina, um volume de vendas anual de 9,2 milhões de unidades e faturam € 19,7 milhões de euros. O Brasil e o México, onde são fabricados Dermacyd e Lactacyd, são os principais mercados do produto, com 42% e 53% de representatividade, respectivamente. Na sequência, aparecem Peru, com 3%, e Argentina, com 2%.