Em fevereiro de 2019, a Lei Federal 9.798, que institui os medicamentos genéricos, completa 20 anos no Brasil. A EMS, pioneira na produção e comercialização desse tipo de medicamento, aproveitará a celebração da data e lançará 11 genéricos em 2019, inclusive itens inéditos.
Entre os novos medicamentos estão contraceptivos, anti-hipertensivos e anti-inflamatórios, que deverão atingir mais de 24 milhões de pacientes por ano. Para alcançar esse objetivo, a empresa pretende investir mais de R$ 50 milhões de reais em marketing para promover a lista de produtos.
Além disso, serão disponibilizados mais de 240 milhões de caixas de medicamentos – 30 milhões a mais que em 2018 –, ampliando o número de acessos a genéricos. Outra grande vantagem oferecida pela farmacêutica é a apresentação de 30 comprimidos por caixa, o que cobrirá o período mensal do tratamento sem custos adicionais.
Presente em mais de 64 mil pontos de venda em todo o Brasil, a EMS entende a importância do produto. “O medicamento genérico é uma excelente alternativa e um poderoso instrumento para a ampliação do acesso à saúde no Brasil, permitindo que os pacientes consigam dar continuidade a seus tratamentos de forma econômica, eficaz e segura”, explica o diretor comercial da unidade de Genéricos da EMS.
É por esse motivo que o laboratório farmacêutico possui um grande leque de genéricos, inclusive em doenças como ansiedade, depressão, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Também é líder em 75 moléculas, como Bisoprolol, Moxifloxacino, Pioglitazona, Zolpidem, entre outros.
Os genéricos ajudam positivamente a população. Por terem, em média, um preço 35% menor do que os medicamentos de referência, são aceitos por quase 80% da população. Isso equivale a 33,34% de todos os medicamentos do País. Desde que foram lançados pela EMS em 2000, já geraram uma economia de R$ 120 bilhões para o Brasil.