EMS realiza exames gratuitos em mais de 700 farmácias no Brasil

Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
EMS realiza exames gratuitos em mais de 700 farmácias no Brasil
Foto: Divulgação
Publicidade

A EMS, laboratório farmacêutico no Brasil, e a Omron Healthcare, empresa especializada em tecnologia e inovação nos cuidados com a saúde, promovem a campanha Cuide do seu Coração. Ao longo deste mês de setembro, mais de 700 farmácias, em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, contarão com uma blitz da saúde que oferecerá exames gratuitos de aferição de pressão, eletrocardiograma e medição da composição corporal para identificar o percentual de massa muscular e gordura no organismo. A ação visa também conscientizar e alertar sobre a importância da prevenção, fornecendo orientações sobre cuidados com a saúde cardíaca.

Leia: EMS lança apresentação em gotas para o tratamento do TDAH e do transtorno alimentar

Como parte da campanha, a EMS, em parceria com a Omron, realiza ainda uma blitz em suas unidades fabris localizadas em Hortolândia (SP), Manaus, Brasília e Jaguariúna, com o objetivo de impactar seus colaboradores com exames e informações sobre a prevenção de doenças do coração. A empresa possui um portfólio completo na área de cardiologia, com grandes marcas e produtos líderes de mercado, e vai além da medicação: atua como parceira da classe médica, gerando mais acesso ao diagnóstico correto, conforme orientado pelas diretrizes de cardiologia.

Para Joaquim Alves, diretor da unidade de Prescrição Médica da EMS, a campanha reforça o compromisso em promover mais bem-estar e qualidade de vida. “Trata-se de um esforço conjunto para prevenir doenças cardiovasculares. É também uma forma de gerar conscientização e chamar a atenção para a importância de controlar a pressão arterial, doença silenciosa e de alta prevalência na população, que pode desencadear eventos cardiovasculares, como AVC e infarto”, explica. A ação está alinhada com a missão da EMS de cuidar das pessoas e de ampliar o acesso e a adesão a tratamentos médicos.

Foto: Divulgação

Conhecido como Mês do Coração ou Setembro Vermelho, o período é tradicionalmente marcado por ações focadas em conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares, que estão relacionadas a problemas crônicos como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, entre outros. Essas doenças chegam a matar aproximadamente 400 mil brasileiros por ano, sendo que 80% dessas mortes poderiam ser evitadas com iniciativas diárias de prevenção e a inclusão de hábitos saudáveis na rotina.

Diagnosticar a hipertensão, realizar um eletrocardiograma e saber a distribuição de gordura e massa magra no organismo oferecem parâmetros essenciais para a avaliação da saúde de qualquer indivíduo em relação às doenças cardiovasculares.

A blitz da saúde ganhou adesão de farmácias em 18 municípios dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Esta campanha está alinhada a um dos propósitos da Omron, que é o de zerar os eventos cardiovasculares por meio da prevenção dos fatores de risco, como as arritmias típicas da fibrilação atrial, a hipertensão arterial, a obesidade, o estresse, entre outros. Ações como essa auxiliam de forma efetiva no conhecimento e na ampliação do acesso a soluções inovadoras que contribuem para essa finalidade. Para nós, é muito importante apoiar iniciativas que valorizam e se somam a outras ações importantes neste período em que se celebra o Mês do Coração”, afirma Fernanda Villalobos, diretora-geral da Omron Healthcare no Brasil.

Diagnóstico salva vidas

Segundo Dr. Iran Gonçalves Jr., diretor médico da EMS, cerca de 24% da população brasileira é hipertensa, de acordo com o relatório Estatística Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2023. A prevalência entre as mulheres supera a registrada entre os homens, com 26% e 21%, respectivamente.

Leia: Alta demanda e avanço da tecnologia: desafios da saúde no Brasil

Quanto aos grupos etários, a mais alta prevalência de hipertensão no país, 61%, foi observada em indivíduos com idade a partir de 65 anos. Nessa população, as mulheres também apresentam maior prevalência do que os homens — 63% e 57%, respectivamente. Estima-se, entre crianças e adolescentes, que cerca de 10% dessa fatia relevante da nossa população já conviva com a hipertensão arterial.

O problema é que a maioria das pessoas com hipertensão não sabe que tem a doença, que é um dos principais fatores de risco para males cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). Essa condição normalmente não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Ministro visitou unidade fabril da farmacêutica, a primeira do Brasil voltada para a produção mundial de medicamentos para diabetes e obesidade.
Melhores práticas de fabricação orientam empresas a seguirem parâmetros técnicos bem definidos em todas as etapas do processo produtivo.
IV Prêmio Mérito Científico, promovido pela UniEvangélica, destacou a influência das empresas na inovação estadual.
Com o uso de inteligência artificial, a plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza os preços.
Iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia; meta é zerar as emissões de carbono até 2040.
Empresa de soluções para o mercado farmacêutico, a companhia também atingiu o marco de 20% de colaboradores promovidos em julho.
Não existem mais matérias para exibir.

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.

Pular para o conteúdo