Farmacêutica EMS lança Mercado Farma

Com o uso de inteligência artificial, a plataforma digital une distribuidores e farmácias, otimiza o processo de compra e democratiza os preços.
Farmacêutica EMS lança Mercado Farma
Foto: Divulgação
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A farmacêutica EMS, pertencente ao Grupo NC, lança oficialmente o Mercado Farma, uma plataforma de e-commerce voltada para melhorar a experiência de compra de medicamentos para farmácias independentes e associativistas. Na prática, a farmácia economiza tempo e dinheiro com maior eficiência operacional. O portal www.mercadofarma.com.br oferece acesso, em primeira mão, a lançamentos e melhores ofertas de todas as marcas do Grupo NC e está integrado com os maiores distribuidores do setor. A plataforma permite ao farmacêutico visualizar os estoques e preços de todos os distribuidores em tempo real, proporcionando maior agilidade na entrega dos produtos e ajudando a reduzir o impacto da ruptura de estoque nas vendas da farmácia.

Leia: Empresas devem enviar relatório de comercialização de medicamentos

De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, o Mercado Farma deve representar 10% do faturamento do Grupo NC até o final de 2024, atualmente na casa dos R$ 11 bilhões (IQVIA, PPP). “O Mercado Farma reforça nosso propósito de trazer mais eficiência ao setor farmacêutico, beneficiando não somente nossos clientes e parceiros, mas principalmente a saúde da população brasileira, ao evitar interrupções nos tratamentos médicos por falta de medicamentos”, explica Sanchez.

A empresa levou dois anos no desenvolvimento da plataforma e investiu R$ 30 milhões nesta fase inicial. Entretanto, outros R$ 30 milhões ainda serão destinados ao e-commerce. Todas as oito marcas do Grupo NC — EMS, Germed, Legrand, Ofta, U.SK, Nova Química, Brace Pharma e Multilab — estão inseridas na plataforma Mercado Farma.

Entenda melhor o Mercado Farma

O Mercado Farma é uma plataforma de compras para farmácias que aplica inteligência artificial para oferecer as melhores ofertas e mix ao farmacêutico. Com o uso mais frequente, os donos de farmácias têm acesso a uma jornada personalizada, com promoções exclusivas, otimização de estoque e preços mais acessíveis ao consumidor.

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De acordo com Diego Neufert, CTO do Grupo NC, o sistema conta com tecnologia de ponta e permite comprar diretamente da distribuidora, sete dias por semana, 24 horas por dia. “A ferramenta é um e-commerce B2B que utiliza inteligência artificial para otimizar os processos da cadeia farmacêutica e a jornada de compra da farmácia”, afirma. Segundo ele, o sistema tornará as visitas de representantes comerciais ainda mais estratégicas e consultivas.

O executivo acrescenta, ainda, que a ferramenta concentra mais de 1,8 mil medicamentos diferentes. “Cerca de 45% das vendas de medicamentos genéricos de todo o Grupo NC serão transacionadas por meio da plataforma até o final de 2024”, conclui.

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