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A segunda edição do Febrafar Day trouxe novas informações sobre os resultados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) em 2021 e um pouco do planejamento para 2022, considerado o ano da aceleração.
Realidade da Febrafar
Atualmente, a entidade possui 60 redes e mais de 12,5 mil farmácias – 20% de todo o varejo farmacêutico brasileiro – presentes em 3.131 municípios. “Nossas lojas têm crescido, nos últimos cinco anos, 50% acima do mercado. Nos consideramos um hub de soluções, ajudando as farmácias que, sozinhas, não teriam acesso a dados, marketing ou ferramentas importantes para melhoria dos processos e da gestão”, destacou o presidente Edison Tamascia.
Mercado
Nos 12 meses terminados em dezembro de 2021, a Febrafar alcançou a marca de R$ 19,6 bilhões em faturamento. Na divisão por regiões, a com mais lojas pertencentes à entidade é a Sudeste (37%), com faturamento de R$ 7,3 bilhões. Em segundo lugar, o Nordeste (27,5%), com R$ 5,4 bilhões; seguido por Sul (19,7%), com R$ 3,9 bilhões; Centro-Oeste (8,6%), com R$ 1,7 bilhões; e Norte (7,3%), com R$ 1,4 bilhões de faturamento.
César Bentim, diretor de Relacionamento da IQVIA, comentou sobre a saudabilidade da movimentação de crescimento das lojas da Febrafar: “No geral, as farmácias associadas cresceram 15,9%, enquanto as maduras cresceram 9%, mostrando que independentemente do tempo elas continuam produtivas”.
Na análise por cidades, constatou-se a capilaridade da Febrafar pelo Brasil, já que possui 1.345 unidades em metrópoles (cidades com mais de um milhão de habitantes), 1.576 em cidades grandes (entre 300 mil e um milhão de pessoas), 3.638 em cidades médias (entre 50 mil e 300 mil moradores) e 5.542 em cidades pequenas (com menos de 50 mil habitantes).
Objetivos estratégicos
José Abud Neto, diretor-geral da Febrafar, relembrou os objetivos estratégicos traçados pela empresa até 2025: aceleração da digitalização 360º; tornar-se mais relevante para indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviço; manter o reconhecimento por redes e lojas; ter alianças com provedores e gestores de planos de saúde; e manter o selo do Great Place to Work (GPTW).
Em 2021, ferramentas foram ainda mais utilizadas para alcançar esse objetivo, como a ACODE, que capta as compras para as farmácias; o Monitor de Condição Comercial (MCC), utilizado nos processos de negociação com distribuidoras e indústrias; o Bússola, que avalia se a direção para ajuste do mix de produtos está correta; o Programa de Estratégias Competitivas (PEC); entre outros.
Ações para 2022
Para 2022, a Febrafar investirá ainda mais nos colaboradores internos, com mapas de aprendizagem que permitirão maior aprofundamento nas funções e também com a possibilidade de serem multiplicadores do Compliance – voluntários para explicarem aos colegas os valores e práticas da companhia.
O Instituto Febrafar de Pesquisa e de Educação Corporativa (IFEPEC), responsável por produzir estudos tanto para os sócios honorários quanto para as redes associadas, investirá ainda mais em pesquisas que auxiliem no entendimento do comportamento de compra dos consumidores e possibilitem a criação de estratégias de crescimento das lojas.
A grande novidade para 2022 é o e-delivery, uma ferramenta criada para digitalizar e impulsionar as vendas das farmácias associadas, além de conceder benefícios exclusivos aos clientes.
Também haverá investimento em treinamentos para os associados – serão cerca de 30 por mês, além de trilhas de conhecimento gravadas disponíveis para acesso a qualquer momento. Além disso, ao todo, haverá 28 eventos presenciais e online ao longo do ano.
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