EnglishPortugueseSpanish

GSK e Pfizer iniciam fusão das operações no Brasil

GSK e Pfizer criam joint venture no Brasil
Foto: Divulgação

A Época Negócios noticiou que a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) e a americana Pfizer Consumer Healthcare iniciaram, em novembro, o processo de fusão de suas operações no Brasil, originando a joint venture GSK Consumer Healthcare.

A união entre as duas empresas resultará no que será considerada a maior companhia do mundo para produtos de venda livre de prescrição médica, o segmento de MIPs. Com a fusão, o portfólio de produtos no mercado brasileiro aumentará, incluindo as marcas Centrum, Advil, Stresstab e Caltrate, da Pfizer.

Joint venture trará aumento de faturamento

A fusão, anunciada ainda em dezembro de 2018, só teve a conclusão do acordo concluída em agosto deste ano. Estima-se que o faturamento da GSK Consumer Healthcare chegue a quase 10 bilhões de libras.

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, em junho, a fusão entre as duas farmacêuticas. Na decisão, a empresa resultante contará com participação acionária majoritária da GSK, com 70%, e da Pfizer com 30%.

No Brasil, o faturamento deve ficar em torno de R$ 1 bilhão. É esperado que a joint venture cresça 5% em 2020. O diretor de marketing da GSK Brasil, Renato Camera, fala sobre o plano de crescimento. “Vamos acelerar o crescimento das marcas e aproveitar as oportunidades do mercado no País”, diz.

Planos para o futuro da fusão

A nova empresa utilizará a estrutura da GSK que já existe no Rio de Janeiro – o Centro de Distribuição em Duque de Caxias e a fábrica em Jacarepaguá.

A presidente da GSK Brasil, Andrea Rolim, afirma que as empresas são complementares. “Vamos avaliar as marcas da Pfizer com maior potencial de crescimento e aplicar um investimento robusto para aumentar o nosso mercado em categorias que não atuávamos antes”.

Entretanto, já foi anunciado que, em até três anos, a joint venture deverá se separar da GSK, tornando-se uma empresa independente de Consumer Healthcare. A nível global, a integração completa entre as duas farmacêuticas deverá ser finalizada até 2021.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu