Hypera Pharma integra 96 distribuidores à sua plataforma de e-commerce

A partir da automação dos processos de distribuição, a indústria alcançou uma taxa de recorrência de compras superior a 85%.
Hypera Pharma integra 96 distribuidores à sua plataforma de e-commerce
Foto: Divulgação
Publicidade

As vendas da indústria farmacêutica no Brasil devem crescer 12% em 2024 e cerca de 9% no próximo ano. Essa é a estimativa apresentada por um levantamento da IQVIA e publicado recentemente em evento do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Com o mercado em franca expansão, a Hypera Pharma investe em tecnologia para crescer ainda mais.

Leia: Aprenda sobre o que postar nas redes sociais da farmácia

Desde 2023, utiliza o Colecta para otimizar sua operação de vendas através do Marketplace B2B e já conquistou resultados expressivos. “Na Hypera nós pensamos em uma estratégia híbrida de vendas, onde o vendedor consegue atender seus clientes e utilizar o Parceiro Hypera como um complemento do sortimento. E o desafio que nós tínhamos era trabalhar com mais de 90 centros de distribuição, mais de 40 distribuidores e ter um parceiro de tecnologia que integrasse com os ERPs desses parceiros, buscar as informações de preços, campanhas, condições comerciais e trazer isso, de forma automática, para dentro do nosso ecommerce”, pontua Bruno Balduccini, Head of E-commerce da Hypera Pharma.

Liderando o setor farmacêutico no Brasil, com todas as suas unidades de negócio, a Hypera Pharma, conhecida por marcas como Buscopan, Neosoro e Neo Química, enfrentava o desafio de integrar preços e condições comerciais de 96 distribuidores com diferentes níveis times técnicos e sistemas ERP distintos. “A partir da implantação do Colecta, conseguimos impulsionar significativamente o faturamento da linha de similares e genéricos com vendas na casa de milhões por mês somente neste segmento. Apenas ter a integração, outro parceiro de tecnologia poderia nos oferecer. Um diferencial do Colecta foram os serviços agregados à integração, garantindo que o processo flua corretamente de ponta a ponta”, explica Balduccini.

Graças à utilização do Colecta, a farmacêutica viu seu marketplace B2B, chamado “Parceiro Hypera”, crescer exponencialmente. Hoje, a plataforma atende cerca de 40 mil farmácias, principalmente de pequeno e médio porte, e apresenta uma taxa de recorrência de compra superior a 85%, além de um ticket médio duas vezes maior em comparação às vendas tradicionais.

“Estamos obtendo resultados importantes junto à Hypera, porque, com a tecnologia de integração e de inteligência de vendas do Colecta garantimos níveis mais altos de eficiência operacional e maior rentabilidade em todo ciclo de venda, dando visibilidade à indústria, planejamento para os distribuidores e alavancando as vendas dos mais de 40 mil pontos de venda atendidos. Isso é fundamental para um mercado como o da indústria farmacêutica”, explica Guilherme Costa, CEO do Colecta.

Parte do Grupo eSales, Colecta é uma unidade de negócio que oferece uma plataforma de previsão de demanda, forecast de vendas e integração que conecta diversos sistemas de ERP, automatizando a captura e comparação de diferentes indicadores internos e externos que impactam as informações de preço, estoque e vendas, tudo isso em tempo real. A partir dessa tecnologia, a Hypera Pharma conseguiu superar rapidamente um de seus maiores obstáculos: a integração de seus distribuidores ao marketplace B2B e a sua aderência às campanhas de venda. Neste primeiro ano, a parceria que visava integrar 40 distribuidores, já resultou em 96 integrações bem-sucedidas, garantindo uma operação fluida e precisa.

O sucesso da parceria abre caminho para novas oportunidades. De acordo com Guilherme Costa, CEO do Colecta, a abordagem mais precisa da gestão de pedidos e a previsibilidade possibilitadas pela plataforma são chave para o crescimento obtido em genéricos e similares e, ainda, podem auxiliar na criação de novas campanhas de vendas e outras decisões estratégicas de negócio do cliente.

“Toda a estratégia adotada no Colecta culmina na entrega de cada vez mais benefícios competitivos que impactam toda a cadeia de negócios, desde quem produz até o consumidor final. Isso garante uma assertividade de extrema relevância para uma empresa gigante como a Hypera”, completa o CEO.

Leia também: Com mercado de R$ 1,2 trilhão, a comercialização de suplementos deve crescer em 2025

Nesse sentido, a farmacêutica planeja expandir o uso do Colecta, explorando ainda mais as capacidades da plataforma para integração de indicadores de performance, controle de estoque e automatização de processos em tempo real. “Nós otimizamos nossas operações atuais e também já vislumbramos novas possibilidades para melhorar nosso serviço. Esta parceria é fundamental para continuarmos inovando e liderando o mercado”, conclui Balduccini.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

loading...

Veja também

Campanha terá foco no ambiente digital e incluirá e-books educativos, mutirões de saúde, posts e lives nas redes sociais.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado.
Até 2027, a indústria farmacêutica brasileira deve registrar um crescimento superior a 30%, segundo pesquisa.
Farmacêutica sobe 122 posições nos últimos anos; ranking considera 420 empresas de todo o país em diversos segmentos.
Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo