As doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a retocolite ulcerativa e a doença de Chron, impactam significativamente a rotina e planos das pessoas que convivem com elas. Ainda que não exista cura, existem tratamentos capazes de controlar o processo de inflamação, com redução dos sintomas e retomada da qualidade de vida.
Para contribuir com essa melhora, pelo segundo ano consecutivo, a Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, promove a campanha #SigaSemPausas. O objetivo é fomentar o diagnóstico precoce e a busca por atendimento médico especializado, contando com o apoio científico do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB).
Uma das ações da campanha é o lançamento de um guia de saúde integral, Para viver por inteiro e seguir sem pausas, que aborda tratamentos, impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos portadores de DIIs, a necessidade de uma rede de apoio, cuidados com a mente e ações, dicas nutricionais e um diário para registro da rotina, evolução dos cuidados e dúvidas para sanar nas consultas médicas.
“É preciso desmistificar as DIIs e empoderar os pacientes e profissionais de saúde para que identifiquem os sinais ainda no início, evitando o estágio mais avançado e as complicações. Falar abertamente sobre o problema e trocar experiências é o primeiro passo. Com acompanhamento especializado, cada paciente pode receber as melhores opções de tratamento para seu caso, com bom potencial de retomada da qualidade de vida”, enfatiza Rogério Saad, coloproctologista e presidente do GEDIIB.
Veja também: Sanofi investe em aplicativo para auxiliar pacientes no controle do diabetes