O Laboratório Teuto reapresenta ao mercado nacional o cloridrato de sibutramina monoidratado, um medicamento de uso oral. O genérico é indicado para o tratamento da obesidade e leva à perda de peso por meio de um duplo mecanismo: redução da ingestão de alimentos pelo aumento da saciedade e diminuição da fome, além da prevenção do declínio do gasto energético que segue a perda de peso.
O medicamento deve ser usado com rigorosa supervisão médica. “Cada pessoa responde diferentemente ao tratamento com cloridrato de sibutramina quando usado como parte de um programa de perda de peso. O médico deverá ser notificado no caso de variações das respostas iniciais inesperadas, para que ele possa reavaliar a situação e fazer os ajustes necessários ao seu programa”, esclarece Thiago Lobo Matos Mato, farmacêutico supervisor do Teuto.
O profissional alerta que o abuso da sibutramina, que possui venda sob prescrição médica, pode causar dependência e é contraindicado para crianças, adolescentes e idosos acima de 65 anos.
“Pessoas com histórico de diabetes mellitus tipo 2, com hipertensão controlada por medicação, dislipidemia, prática atual do tabagismo ou nefropatia diabética com evidência de microalbuminúria devem evitar o medicamento. Ele também é contraindicado para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) menor que 30kg/m2 e pacientes com histórico de doença arterial coronariana”, finaliza Thiago.
Veja também: Grupo FQM e Biocodex firmam parceria para representação da marca Floratil no Brasil