Estima-se que, atualmente, 970 milhões de pessoas vivam com pelo menos um transtorno de saúde mental. Visando conscientizar a população sobre a relevância da prevenção e do tratamento de transtornos mentais, o dia 10 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Saúde Mental. Mesmo com a importância do assunto, poucas são as empresas que abordam o tema no País.
Foi pensando nisso que a farmacêutica Lundbeck, de origem dinamarquesa, está promovendo uma campanha sobre saúde mental durante todo o mês de outubro. Marcando o início das ações, a empresa fez uma ação inédita e iluminou o Cristo Redentor na cor da campanha – verde –, no dia 1º de outubro.
Segundo Juliana Bancovsky, médica psiquiatra e diretora da área médica e regulatória da Lundbeck, esse tema tem se tornado cada vez mais relevante: “A pandemia da Covid-19 trouxe também para discussão problemas relacionados à saúde mental, um assunto de grande importância para nós como sociedade. De acordo com a OMS, o Brasil já é um dos países com maiores prevalências de ansiedade e depressão na América Latina. O medo, as incertezas, o distanciamento social e a solidão a ele associada, as perdas e as experiências traumáticas que vieram com o cenário da pandemia foram estressores e gatilhos importantes para o surgimento de transtornos mentais”.
Além disso, a Lundbeck distribuirá materiais informativos em todo o Brasil com dados sobre o impacto dos transtornos mentais, além de peças digitais nas suas redes sociais dedicadas ao compartilhamento de informações sobre doenças do cérebro e dois filtros para o Instagram. Será usada ainda a hashtag #OutubroPelaSaudeMental para que o tema ganhe mais alcance.
Veja também: Campanha da Viatris reforça importância da rede de apoio e cuidado com saúde mental