O mês de janeiro no Brasil é caracterizado pela prevenção do câncer de colo de útero, quarta maior causa de morte de mulher por câncer, ocasionada principalmente pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV), dada por via sexual.
Esse tipo de câncer é silencioso e o diagnóstico precoce – pelo exame Papanicolau – é fundamental para o controle e a cura. Além disso, a vacina contra o HPV previne contra quatro tipos de vírus, incluindo os tipos 16 e 18, principais responsáveis pelo tumor.
“Há trabalhos científicos realizados em países como Dinamarca, Austrália, Suécia que demonstram que a vacinação contra HPV diminuiu consideravelmente a incidência do câncer de colo de útero. Na Inglaterra, um estudo publicado na revista científica The Lancet demonstrou uma redução de 87%”, afirma Marina Della Negra, diretora médica da farmacêutica MSD Brasil.
Pensando nessa conscientização, a MSD fechou parceria com atrizes como Claudia Raia e Fernanda Souza para realizarem em seus perfis do Instagram posts e stories relacionados à doença. Os posts serão repostados no Instagram da campanha, o @hpvpodeacontecer.
“Levaremos conhecimento com base científica sobre o HPV e o câncer de colo de útero e como a vacinação é importante para prevenir essas doenças. Só com dados reais conseguiremos ressaltar como é possível evitar que milhares de mulheres desenvolvam esse tumor”, finaliza Isabella Stricher, responsável pelo setor Marketing de Vacinas da MSD.
Veja também: Projeto de farmacêuticas para ampliar diagnóstico de câncer de pulmão no Brasil cresce em 2021