Nortec Química esclarece sobre patentes farmoquímicas

Nortec Química explica sobre patentes
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

 

O assunto das patentes farmoquímicas ganhou força durante a pandemia, quando pacientes necessitavam de tratamentos para amenizar as consequências das internações e sequelas após a Covid-19. Contudo, o acesso a medicamentos fica prejudicado quando o preço do produto figura acima das possibilidades.

Para a indústria farmoquímica, as patentes permitem garantir o retorno dos investimentos realizados desde a pesquisa e desenvolvimento (P&D) até os estudos clínicos, para assegurar segurança e eficácia.

Para garantir a exclusividade por maior tempo, não é raro um único medicamento ser protegido por diversas patentes. Além da patente da molécula (insumo farmacêutico ativo – IFA), muitas vezes o processo de síntese deste ativo, dentre outras possibilidades, pode ser protegido por patentes. Dessa forma, para a entrada de um medicamento genérico no mercado, é necessário analisar todas as patentes.

O parágrafo único do artigo 40 da LPI, ao permitir a extensão do prazo de patente farmacêutica por mais de 20 anos, não representava o equilíbrio entre direitos do inventor e da sociedade. Esse processo de expansão levava o País a atrasar a colocação dos genéricos no mercado que aumentam a competição entre os laboratórios e garantem a aquisição de medicamentos por preço pelo menos 35% mais baixo do que os de referência.

Letícia Covesi, pesquisadora e parceira técnica da Nortec Química, explica: “Dessa maneira, agora ficamos mais próximos do equilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e econômico do País e o interesse social deste privilégio temporário concedido por meio de patentes, tal qual previsto em tratados internacionais e regulamentado pelo direito de propriedade intelectual”.

Veja também: Demanda por nutracêuticos gera mudança nas cápsulas farmacêuticas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo