Novartis recicla blisters de medicamentos para produção de portas e perfis

Novartis lança programa de reciclagem de blisters
Foto: shutterstock
Publicidade

A Novartis, pensando na sustentabilidade, promove o destino inteligente de blisters – embalagens de plástico e alumínio para a proteção de medicamentos – remanescentes do processo produtivo da sua fábrica em Cambé, no Paraná.

O diretor-geral da fábrica em Cambé, Bruno Petenuci, fala sobre a decisão de implantar a reciclagem no local: “Isso faz parte da nossa estratégia de eliminar o impacto do plástico em nossas operações”.

O que é o blister?

O blister é uma embalagem primária composta de material plástico (PVA ou PVDC) com cavidades para a inserção do medicamento em comprimido e selado com material laminado (alumínio).

O resíduo aproveitado é formado, em média, por 85% plástico e 15% de alumínio.

Implementação da reciclagem na fábrica de Cambé

A planta fabril tem capacidade produtiva de aproximadamente 2,2 bilhões de comprimidos e mais de 100 milhões de cartuchos por ano. Por conta das regras de excelência e qualidade instruídas pelo Grupo Novartis, o blister reutilizado não tem contato com o medicamento, podendo ser reaproveitado sem levar substâncias químicas para o processo de reciclagem ou ao meio ambiente.

“Em média, 200 quilogramas de blisters são descartados por dia, que agora seguem para reciclagem e produção de portas ou guarnições, por exemplo. A estimativa é que os materiais reciclados pela Novartis possam gerar cerca de 160 portas ao mês”, revela a engenheira ambiental da fábrica, Hellen Schmitt.

O processo de fabricação

O processo de fabricação dos produtos acabados é realizado pela Unicomper, empresa especializada na transformação de material reciclado para o mercado. É ela que ajuda na fabricação das portas, rodapés, guarnições e batentes.

A transformação do resíduo não gera impacto ambiental, pois a extrusão do PVA trabalha em torno de 150ºC e, nessa temperatura, não há degradação do material e liberação de gases poluentes.

Estratégia sustentável da Novartis

A Novartis está comprometida em eliminar o impacto ambiental do lixo seguindo uma estratégia clara de gerenciamento de resíduos. Aproximadamente 80% de todos os resíduos não químicos são reciclados atualmente.

O objetivo da empresa é, até 2025, eliminar o cloreto de polivinila (PVC) em embalagens secundárias e terciárias, reduzindo o descarte de resíduos pela metade em relação aos níveis de 2016.

Além disso, é pretendido que, até 2030, a empresa seja completamente neutra em termos de plástico, com todos os novos produtos atendendo aos princípios de design sustentável.

Veja também: Novartis é uma das dez melhores empresas para trabalhar, segundo GPTW

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Comprometida com a saúde mental, a empresa realiza ações e oferece suporte psicológico por meio do projeto Teuto Cuida.
Ação de prevenção e conscientização é uma parceria com a Omron e prevê impactar 200 mil pessoas em 13 estados do Brasil e no Distrito Federal.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo