Pesquisa da Pfizer revela preconceito e desconhecimento sobre dermatite atópica

Estudo da Pfizer mostra desconhecimento da população acerca da dermatite atópica
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Coceira intensa e lesões avermelhadas, que podem cobrir mais da metade da superfície corporal, são alguns dos sintomas da dermatite atópica. A doença, que é inflamatória e crônica e afeta crianças e adultos, ainda é desconhecida por grande parte dos brasileiros.

Uma pesquisa sobre o tema, realizada com 2.327 internautas de diferentes regiões do Brasil, mostra que 60% das pessoas têm informações equivocadas ou insuficientes sobre a enfermidade – 36% a definem como uma alergia simples e 24% nada sabem a respeito.

Resultados da pesquisa

Intitulado “O que os brasileiros sabem sobre dermatite atópica”, realizado pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) a pedido da Pfizer, o levantamento revela que 41% dos respondentes nunca ouviram falar sobre a doença e 20% não sabem identificar os sintomas.

O desconhecimento leva a uma percepção equivocada sobre o impacto da doença para a qualidade de vida: quase um em cada cinco respondentes (19%) não está convencido de que a dermatite atópica pode atrapalhar atividades de rotina, como ir à escola ou trabalhar. No entanto, após conhecerem melhor a doença, 59% relataram que ficariam abalados se tivessem de conviver com os sintomas.

“Muitas vezes, a desinformação sobre a dermatite atópica alimenta o preconceito, acarretando prejuízos emocionais aos pacientes”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro. A pesquisa comprova a afirmação: mais de um a cada cinco pessoas (21%) não sabem dizer se a doença é contagiosa.

Apoio e informação

Os dados da nova pesquisa refletem a necessidade de um amplo trabalho educativo junto à população sobre dermatite atópica.

“Quando trabalhamos a conscientização sobre os sintomas, podemos contribuir para o diagnóstico precoce. Em outra frente, quando desfazemos mitos e mostramos que a doença não é contagiosa, por exemplo, ajudamos a criar um ambiente social mais empático para esses pacientes, com menos preconceito”, finaliza Adriana.

Veja também: Dermatite atópica: cuidados diários podem ajudar no controle da doença

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Eduardo Monge tem o objetivo de consolidar a atuação regional da companhia com marcas como TENA, Libresse e Pequeñín.
Brasil, que vem recebendo aportes crescentes na área, atualmente participa de 47 estudos, em colaboração com 332 centros clínicos.
Ação aconteceu no Rio de Janeiro e chamou a atenção para os avanços promovidos pelos genéricos desde a sua chegada ao mercado brasileiro.
Sandoz desmistifica percepções erradas e reforça a confiança dos genéricos.
Claud.IA traduz termos técnicos, simplifica bulas complexas, ajuda no controle de horários e torna informações sobre medicamentos mais acessíveis.
Companhia também abre novas vagas de emprego na cidade.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.