Reajustes de insumos na indústria farmacêutica passam de 100%

Reajuste de insumos aumentaram durante pandemia
Foto: freepik

De acordo com matéria publicada pelo site do Valor Econômico na última quinta-feira (21), os fabricantes de medicamentos no Brasil registraram aumento nos custos desde o início da pandemia. O valor do frete, das embalagens e dos Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) apresentaram reajustes que chegam a mais de 100% em algumas situações.

O presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, disse que todos os insumos utilizados pela indústria sofrem com o cambial e o aumento da demanda por causa da Covid-19: “Os aumentos ocorreram não somente para a produção de vacinas, o aumento foi generalizado nos insumos e em todos eles, como material de embalagem, blister, alumínio e polietileno”.

Levando em consideração somente os fretes, a alta foi de 10 vezes desde o início da pandemia. Segundo Mussolini, antes da crise sanitária, o frete da China custava US$ 1 por quilo de IFA. Hoje, o valor pago pelo mesmo quilo é de US$ 10.

“Quem subsidia carga aérea são os passageiros. E com a restrição de voos, ficou ainda mais difícil o frete aéreo. Sabemos que ainda não voltou ao normal, mas acredito que nunca mais retornam para aquilo que eram. A experiência demonstra isso”, afirma.

Em relação aos IFAs, os aumentos ocorreram por causa da maior procura mundial pelos fabricantes dos insumos, que em sua maioria estão na China e na Índia. Tal fato torna a indústria farmacêutica global dependente desses dois países – o Brasil, por exemplo, compra quase 90% dos insumos.

“Não se consegue investir hoje para produzir na semana seguinte. É um sonho imaginar que vai fazer uma fábrica de IFA em menos de 12 a 18 meses. E, se não tiver um mercado consumidor grande e uma exportação forte, fica inviável o negócio. Precisa de uma garantia mínima de não ociosidade, justamente para dar margem no negócio”, finaliza Mussolini.

Veja também: Teuto disponibiliza Bissulfato de Clopidogrel para mercado farmacêutico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia