Recolhimento de ranitidina: como está sendo?

Recolhimento de ranitidina
Foto: shutterstock
Publicidade

Desde que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que medicamentos à base de cloridrato de ranitidina deveriam ser recolhidos, os laboratórios farmacêuticos iniciaram o procedimento de retirada das farmácias.

O propósito é fazer um controle preventivo de nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas formadas durante a síntese de princípios ativos usados na fabricação de medicamentos.

Informações sobre recolhimento

Laboratórios como Aché e Medley já iniciaram o recolhimento dos produtos. O Aché informou que todos os lotes de Label comprimidos, Label xarope e genéricos de cloridrato de ranitidina devem sair dos estoques.

Já a Medley informou que os lotes abaixo devem ser retirados de circulação:

Ambos os laboratórios disseram que as empresas e clientes que quiserem retornar os produtos devem entrar em contato pelos telefones da Central de Atendimento ao Cliente: 0800-701-6900 ou cac@ache.com.br (Aché) e 0800 7298 000 (Medley).

Normas da Anvisa para o procedimento

Segundo regulamento da Anvisa, qualquer recolhimento de medicamento deve cumprir a RDC 55/2005, que disciplina os prazos aplicáveis, o acompanhamento do andamento do ato e outras informações. Além disso, todos são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e podem ser acompanhados no próprio portal da Anvisa.

Veja também: Anvisa exige recolhimento de Ranitidina

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo