Revista da Farmácia

Recolhimento de ranitidina: como está sendo?

Foto: shutterstock

Desde que a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que medicamentos à base de cloridrato de ranitidina deveriam ser recolhidos, os laboratórios farmacêuticos iniciaram o procedimento de retirada das farmácias.

O propósito é fazer um controle preventivo de nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas formadas durante a síntese de princípios ativos usados na fabricação de medicamentos.

Informações sobre recolhimento

Laboratórios como Aché e Medley já iniciaram o recolhimento dos produtos. O Aché informou que todos os lotes de Label comprimidos, Label xarope e genéricos de cloridrato de ranitidina devem sair dos estoques.

Já a Medley informou que os lotes abaixo devem ser retirados de circulação:

Ambos os laboratórios disseram que as empresas e clientes que quiserem retornar os produtos devem entrar em contato pelos telefones da Central de Atendimento ao Cliente: 0800-701-6900 ou cac@ache.com.br (Aché) e 0800 7298 000 (Medley).

Normas da Anvisa para o procedimento

Segundo regulamento da Anvisa, qualquer recolhimento de medicamento deve cumprir a RDC 55/2005, que disciplina os prazos aplicáveis, o acompanhamento do andamento do ato e outras informações. Além disso, todos são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e podem ser acompanhados no próprio portal da Anvisa.

Veja também: Anvisa exige recolhimento de Ranitidina

Sair da versão mobile