Roche lança projeto que encontra doadores com tipos sanguíneos que estão em falta

Doação de sangue
Foto: shutterstock
Publicidade

A farmacêutica Roche está usando a ciência de dados e a tecnologia para conectar potenciais doadores aos hemocentros em diversas cidades do Brasil. O propósito é incentivar a doação de sangue – que já é baixa no período de inverno – durante a pandemia da Covid-19, que gerou uma queda de 50% na procura em diversas regiões. A iniciativa tem o apoio da SaveLivez, startup da Eretz.bio, ecossistema de inovação e empreendedorismo do hospital Albert Einstein.

Para isso, a plataforma Salvo Vidas utiliza o cruzamento de dados e recursos de inteligência artificial para unir quem deseja doar com o local que precisa de doadores, evitando o desperdício ou a escassez nos bancos de sangue.

Como funciona o projeto

A plataforma rastreia e monitora as condições de estoque de 72 bancos de sangue espalhados por 69 cidades em 13 estados do Brasil e mapeia os grupos específicos que precisam de reposição. Após os doadores se cadastrarem voluntariamente no site, é feita uma triagem para verificar se estão aptos a doar e, caso estejam, são direcionados aos locais mais próximos de suas residências por meio de agendamento.

Além de esclarecer dúvidas sobre o procedimento e verificar se o internauta se enquadra nos requisitos necessários para realizar o procedimento, durante a triagem, a assistente virtual – Livia.bot – também auxilia na identificação de possíveis sintomas de Covid-19.

Motivação da Roche

Claudia Echeverria, gerente de Patient Advocacy da Roche, fala sobre a ação: “A baixa adesão de doadores de sangue é um problema anterior à pandemia da Covid-19, mas que ganha contornos ainda mais críticos no contexto do isolamento social. Estimular o hábito de doar sangue é importante para equilibrar as reservas dos diversos bancos de sangue das cidades brasileiras e, por isso, a Roche apoia esta iniciativa. Trata-se de um procedimento seguro, rápido e que, além de ser praticamente indolor, não causa efeitos colaterais a quem doa”.

Veja também: Libbs lança medicamento para osteoporose com apenas uma aplicação anual

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Espetáculo acaba de reestrear em São Paulo e, no Rio de Janeiro, será exibido a partir de 18 de abril, com múltiplas sessões.
Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Farmacêutica acompanhou a comitiva do Governo de Goiás em uma visita técnica à Índia e, depois, rumou para a China.
Com o acordo, a Supera assume a promoção e comercialização do anti-histamínico Hixizine, um antialérgico para a pele de uso adulto e pediátrico.
Uso de suplementos para melhorar a qualidade do sono cresce no Brasil.
Farmacêutica facilita a identificação dos itens nas lojas, incluindo o acesso à bula digital e à tabela posológica, que apoia a adesão ao tratamento.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo