Sanofi renova conquista do selo Age Friendly

Com 19% da força de trabalho da empresa no Brasil composta por profissionais com 50 anos ou mais, a empresa pretende alcançar 22% do quadro de colaboradores até o final deste ano.
Sanofi renova conquista do selo Age Friendly
Foto: Divulgação
Publicidade

A Sanofi Brasil conquistou a recertificação do selo Age Friendly, avançando em seu compromisso com a promoção da diversidade etária e o fortalecimento das práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) na organização. A certificação, criada pelo Age Friendly Institute, é realizada no Brasil pela Maturi, consultoria especializada no tema. Pioneira no Brasil na conquista do selo em 2023, a Sanofi renovou a certificação por mais dois anos e vem acumulando experiências, liderando o debate sobre etarismo e fortalecendo um ambiente corporativo inclusivo e acolhedor para todas as idades.

Leia: Dorflex está entre as três marcas que mais cresceram em nível de admiração no Brasil

Atualmente, profissionais com mais de 50 anos representam 19% da força de trabalho na Sanofi, com a meta de alcançar 22% até o final de 2025. Desde 2021, as ações de DE&I voltadas para a faixa etária são coordenadas pelo pilar Gerações+, um grupo de 25 colaboradores voluntários dedicados a implementar estratégias que aumentem a representatividade geracional na organização. Entre as iniciativas, destacam-se a retirada da informação sobre idade nas primeiras etapas de todos os processos seletivos e a criação de um banco de talentos específico para profissionais 50+.

Mais recentemente, a Sanofi criou um programa de apoio a esses colaboradores, com benefícios específicos, como vacinas e reposição hormonal. As ações do pilar também contam com letramento sobre etarismo dentro e fora da empresa e apoio no planejamento de desenvolvimento de carreira dos profissionais 50+.

“Ao incluir trabalhadores mais maduros, as empresas promovem um ambiente que valoriza a experiência e o conhecimento acumulado ao longo dos anos. Em um mercado que ainda enfrenta desafios relacionados ao etarismo, iniciativas como o selo Age Friendly são fundamentais para estimular a inclusão e combater preconceitos. Como resultado direto para as empresas, estimular um ambiente multigeracional promove um ambiente mais rico em troca de experiências e colaboração, gerando maior criatividade e produtividade”, comentou Pedro Pittella, diretor de Pessoas e Cultura da Sanofi Brasil.

O Brasil vem passando por mudanças etárias, com o envelhecimento gradual da população ao longo dos anos, o que está transformando a pirâmide etária. De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 10,9% da população, um aumento de 57,4% em relação ao Censo de 2010. Já o índice de envelhecimento da população brasileira chegou a 55,2% em 2022, comparado aos 30,7% em 2010.

Atualmente, mais de 13 milhões de pessoas com 50 anos ou mais trabalham no Brasil. Assim como em outros setores da sociedade, dentro das empresas, é possível ver pessoas com mais de 50 anos assumindo novos desafios. Esse cenário reflete uma série de fatores, como a valorização da experiência e do conhecimento acumulado ao longo dos anos, além do perfil desses trabalhadores que se mantêm ativos e desafiados no dia a dia de suas funções.

“Estou há mais de 20 anos na Sanofi, sendo boa parte do tempo na área de Produto em Vacinas. Foram 18 anos fazendo ótimas entregas e buscando me reinventar. No meio desse caminho, enquanto liderava mais um projeto de sucesso em Vacinas, a área de Public Affairs brilhou meus olhos. Busquei na mentoria o caminho para migrar e voltei a estudar para conhecer mais o tema. Aos 54 anos, fiz a movimentação de forma muito fluida, o que me mostrou o quanto ainda posso continuar a me reinventar. Essa quebra de barreiras é um dos motivos pelos quais ingressei no nosso grupo de afinidade de Gerações na empresa, atuando para sensibilizar e desenvolver programas focados nessa faixa etária”, disse a gerente de Public Affairs e colíder do pilar Gerações+ na Sanofi, Mônica Aragão.

Atualmente, Mônica aceitou mais um novo desafio na empresa e passará a assumir em breve a gerência da área de Especialidades, atuando com produtos de oncologia e imunologia.

Leia também: Ascoferj realiza treinamento in company com as Drogarias Povão

Além da conquista do selo Age Friendly, a Sanofi também recebeu o selo “Empresa Amiga da Pessoa Idosa”, uma iniciativa do Instituto Velho Amigo, no final de 2024. O selo reconhece empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social corporativa e de inclusão de pessoas idosas no mercado de trabalho. Na ocasião, a fundadora e presidente do Instituto, Regina Moraes, esteve na sede da Sanofi em São Paulo para conhecer de perto as iniciativas de DE&I para colaboradores 50+ e realizar a entrega da certificação.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

loading...

Veja também

Primeira fábrica em 30 anos no estado de São Paulo a obter licença reforça o papel estratégico da indústria no setor farmacêutico.
Levantamento da TCP Partners mostra que o setor de cosméticos e higiene pessoal terá um crescimento de quase 6% até 2025 no Brasil.
Objetivo é que as empresas trabalhem em uma cadeia integrada e sustentável para produzir até sete milhões de embalagens por ano.
Com um atendimento humanizado, a parceria com a empresa Vittude acolhe colaboradores e seus familiares.
Renovação de parte da frota e otimização logística garantem entregas em até 24 horas.
Anvisa já emitiu autorização para a comercialização, pelo Teuto, de dois medicamentos.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo