A Sanofi Brasil conquistou a recertificação do selo Age Friendly, avançando em seu compromisso com a promoção da diversidade etária e o fortalecimento das práticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) na organização. A certificação, criada pelo Age Friendly Institute, é realizada no Brasil pela Maturi, consultoria especializada no tema. Pioneira no Brasil na conquista do selo em 2023, a Sanofi renovou a certificação por mais dois anos e vem acumulando experiências, liderando o debate sobre etarismo e fortalecendo um ambiente corporativo inclusivo e acolhedor para todas as idades.
Leia: Dorflex está entre as três marcas que mais cresceram em nível de admiração no Brasil
Atualmente, profissionais com mais de 50 anos representam 19% da força de trabalho na Sanofi, com a meta de alcançar 22% até o final de 2025. Desde 2021, as ações de DE&I voltadas para a faixa etária são coordenadas pelo pilar Gerações+, um grupo de 25 colaboradores voluntários dedicados a implementar estratégias que aumentem a representatividade geracional na organização. Entre as iniciativas, destacam-se a retirada da informação sobre idade nas primeiras etapas de todos os processos seletivos e a criação de um banco de talentos específico para profissionais 50+.
Mais recentemente, a Sanofi criou um programa de apoio a esses colaboradores, com benefícios específicos, como vacinas e reposição hormonal. As ações do pilar também contam com letramento sobre etarismo dentro e fora da empresa e apoio no planejamento de desenvolvimento de carreira dos profissionais 50+.
“Ao incluir trabalhadores mais maduros, as empresas promovem um ambiente que valoriza a experiência e o conhecimento acumulado ao longo dos anos. Em um mercado que ainda enfrenta desafios relacionados ao etarismo, iniciativas como o selo Age Friendly são fundamentais para estimular a inclusão e combater preconceitos. Como resultado direto para as empresas, estimular um ambiente multigeracional promove um ambiente mais rico em troca de experiências e colaboração, gerando maior criatividade e produtividade”, comentou Pedro Pittella, diretor de Pessoas e Cultura da Sanofi Brasil.
O Brasil vem passando por mudanças etárias, com o envelhecimento gradual da população ao longo dos anos, o que está transformando a pirâmide etária. De acordo com o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais atingiu 10,9% da população, um aumento de 57,4% em relação ao Censo de 2010. Já o índice de envelhecimento da população brasileira chegou a 55,2% em 2022, comparado aos 30,7% em 2010.
Atualmente, mais de 13 milhões de pessoas com 50 anos ou mais trabalham no Brasil. Assim como em outros setores da sociedade, dentro das empresas, é possível ver pessoas com mais de 50 anos assumindo novos desafios. Esse cenário reflete uma série de fatores, como a valorização da experiência e do conhecimento acumulado ao longo dos anos, além do perfil desses trabalhadores que se mantêm ativos e desafiados no dia a dia de suas funções.
“Estou há mais de 20 anos na Sanofi, sendo boa parte do tempo na área de Produto em Vacinas. Foram 18 anos fazendo ótimas entregas e buscando me reinventar. No meio desse caminho, enquanto liderava mais um projeto de sucesso em Vacinas, a área de Public Affairs brilhou meus olhos. Busquei na mentoria o caminho para migrar e voltei a estudar para conhecer mais o tema. Aos 54 anos, fiz a movimentação de forma muito fluida, o que me mostrou o quanto ainda posso continuar a me reinventar. Essa quebra de barreiras é um dos motivos pelos quais ingressei no nosso grupo de afinidade de Gerações na empresa, atuando para sensibilizar e desenvolver programas focados nessa faixa etária”, disse a gerente de Public Affairs e colíder do pilar Gerações+ na Sanofi, Mônica Aragão.
Atualmente, Mônica aceitou mais um novo desafio na empresa e passará a assumir em breve a gerência da área de Especialidades, atuando com produtos de oncologia e imunologia.
Leia também: Ascoferj realiza treinamento in company com as Drogarias Povão
Além da conquista do selo Age Friendly, a Sanofi também recebeu o selo “Empresa Amiga da Pessoa Idosa”, uma iniciativa do Instituto Velho Amigo, no final de 2024. O selo reconhece empresas que desenvolvem ações de responsabilidade social corporativa e de inclusão de pessoas idosas no mercado de trabalho. Na ocasião, a fundadora e presidente do Instituto, Regina Moraes, esteve na sede da Sanofi em São Paulo para conhecer de perto as iniciativas de DE&I para colaboradores 50+ e realizar a entrega da certificação.