5 tendências para a saúde digital

Saúde digital
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O universo da saúde sentiu muito o impacto da pandemia, seja com cargas de trabalho extensas, escassez de mão de obra, mudanças de hábitos de consumo e de cuidados pessoais. Além disso, foram experimentadas taxas de inflação elevadas em todo o mundo e o desbalanceamento das cadeias de suprimentos.

Christian Reis, vice-presidente de Tecnologia da Globant, explica que apesar de as empresas do setor de saúde terem se adaptado rapidamente, há muito a ser feito para que produtos e serviços sejam oferecidos em larga escala de forma mais rápida e personalizada aos clientes.

O relatório Future of Healthcare Report, publicado em 2021, prevê para os próximos anos que mais de 50% dos consumidores estarão interessados em soluções virtuais e remotas. Para atender à essa demanda, o executivo comenta cinco pontos estratégicos que devem ser considerados pelas indústrias para ganhar competitividade.

1 – Cultura digital

Empresas de saúde devem revisar e aprimorar seus processos visando entregar produtos e serviços sob medida e no momento exato aos clientes.

“A adoção e a disseminação do pensamento ágil e com o cliente no centro de tudo são elementos chaves para uma jornada assertiva e sustentável. Como decorrência, pode-se utilizar um leque amplo de soluções tecnológicas viabilizadoras, como as plataformas de mineração de processos e dados baseadas em Inteligência Artificial, que apoiam a tomada de decisões”, diz Christian.

Outro ponto que se destaca são os “gêmeos digitais”, que permitem a simulação, em tempo real, de diferentes cenários de negócio para a otimização de performance e da qualidade do atendimento.

2 – Adoção e migração para soluções baseadas em nuvem

Devido à necessidade de agilidade no desenvolvimento de produtos, como as vacinas e atendimentos remotos, os serviços e soluções em nuvem foram decisivos e continuam a ser aliados para cenários dinâmicos.

3 – Automação robótica de processos (RPA) e Inteligência artificial

O RPA, por exemplo, tem o potencial de aprimorar processos de ponta a ponta por oferecer automação inteligente e tempos de execução menores com redução de falhas e rastreabilidade.

4 – Produtos, serviços e soluções personalizadas

“O cuidado aos pacientes, como exemplo, pode ser aprimorado de forma mensurável por meio de soluções de monitoramento remoto, sensores e dispositivos vestíveis que podem notificar tempestivamente os profissionais de saúde e familiares sobre possíveis emergências e ajustes nos tratamentos em curso. Juntamente com estes dispositivos e aplicativos, a geração, a coelta e a análise de dados de saúde podem ser utilizadas na criação de produtos e serviços personalizados, com atuação de forma cada vez mais preventiva e com custos mais acessíveis”, fala o vice-presidente da Globant.

5 – Gerenciamento e governança de dados

É fundamental observar a forma como os dados coletados, em todos os pontos de contato, são mantidos, tratados, enriquecidos, consolidados e disponibilizados dentro das empresas.

Veja também: Givex e Pague Menos lançam primeiro cartão-presente Farma Omnichannel do Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Especialista em marketing se une à Riverdata para facilitar a adoção de tecnologia de inteligência artificial em farmácias e drogarias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo