Anvisa conclui teste do sistema de rastreamento de medicamentos

Homem observando o sistema de rastreamento
Foto: shutterstock
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu, no último dia 28 de abril, a fase experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM). O teste durou um ano e teve a participação de mais de 15 empresas, como indústrias, distribuidoras, farmácias e hospitais.

Desenvolvimento do teste

No último mês, foram movimentadas mais de 40 mil unidades de medicamentos serializados e com o Datamatrix nas embalagens. O acompanhamento foi feito desde a produção na indústria até a chegada nas farmácias. Todas as informações eram conduzidas até o protótipo do SNCM, que foi criado em parceria com o Grupo de Gestão e Automação em Tecnologia da Informação (Gaesi), da Universidade de São Paulo (USP).

A implantação do novo sistema deverá acontecer nos próximos três anos, como prevê a Lei 13.410/2016, que trata do SNCM. Nesse período, todo o setor deverá se adaptar às novas regras. O diretor-presidente da Anvisa, William Dib, afirma que todos estão satisfeitos com os resultados do teste. “Os próximos três anos de implementação possibilitarão maior coesão entre os elos da cadeia de medicamentos e os agentes públicos, em que o maior beneficiado com o controle será o cidadão, que terá acesso a medicamentos mais seguros”, afirma.

Necessidade de segurança

A ideia de criar o sistema veio da necessidade de trazer mais segurança para os medicamentos disponíveis para o consumo. A gerente geral de Monitoramento da Anvisa, Fernanda Rabelo, acredita na importância de assegurar a procedência dos produtos e recolhê-los de forma mais efetiva, o que acaba trazendo mais segurança para todos os integrantes da cadeia de comercialização.

Próximos passos

A partir de agora, é necessário pensar e definir o cronograma de implementação do SNCM. Será necessário também publicar uma consulta pública com o objetivo de receber contribuições de todos os impactados pelo sistema.

Além disso, deverá ser publicada uma resolução que certifique os requisitos validados na fase experimental. Produtos e operações específicas deverão ainda passar por testes.

Saiba mais sobre o sistema: http://portal.anvisa.gov.br/rastreabilidade

O relatório completo pode ser acessado aqui.

Leia também: Anvisa acelera processo de concessão de AFE e AE

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Especialista em marketing se une à Riverdata para facilitar a adoção de tecnologia de inteligência artificial em farmácias e drogarias.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo