O e-commerce brasileiro deve atingir R$ 224,7 bilhões em faturamento este ano, um aumento de 10% em relação a 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). As projeções indicam um cenário dinâmico, marcado pela adoção de tecnologias e inovações para aprimorar os processos e oferecer uma experiência de compra mais positiva aos consumidores.
Leia: Farmácia Indiana anuncia novo gerente de e-commerce
Segundo especialistas, entre as inovações que podem ajudar os comércios eletrônicos está o sistema ERP, sigla para Enterprise Resource Planning. Esse software, conforme explica a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), serve para automatizar processos manuais e integrar atividades de diferentes setores de uma empresa, como vendas, estoque e recursos humanos, em um só lugar.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2023 revelou que, entre as empresas brasileiras entrevistadas, 84% afirmaram utilizar sistemas de gestão empresarial. Esse tipo de tecnologia pode trazer diferentes benefícios, dependendo do sistema adotado.
No caso do ERP, as principais vantagens para o setor de e-commerce incluem a automatização de processos, o aumento da produtividade, a economia de gastos e tempo, a integração de equipes, a unificação de sistemas e o auxílio na gestão de estoque.
Automatização de processos
A automatização de processos é uma das vantagens do sistema ERP citadas pela GS1 Brasil. Com esse software, os processos manuais tornam-se digitais, proporcionando economia de tempo e maior eficiência para a equipe.
A emissão de encomendas, notas fiscais, ordens de serviço, entre outras atividades, é realizada em uma única plataforma pelo próprio sistema. Essa centralização minimiza erros e reduz o tempo gasto, permitindo que a equipe direcione esforços para atividades estratégicas, conforme explica a associação.
Aumento da produtividade
A automatização de processos também contribui para o aumento da produtividade. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas que automatizam seus processos gastam menos tempo com tarefas demoradas e repetitivas, minimizam erros e reduzem a necessidade de retrabalho. Tudo isso resulta em maior produtividade.
Quando a comunicação do e-commerce com o sistema de gestão é automatizada, a necessidade de envolvimento dos funcionários diminui, otimizando tempo e recursos.
Economia de gastos e tempo
Especialistas alertam que, ao garantir economia de gastos e tempo, o ERP pode ter um custo-benefício mais vantajoso do que se imagina. Para analisar o custo desse sistema, o gestor deve considerar não apenas o investimento inicial, mas também o retorno financeiro, como a redução de erros que evitam desperdícios e retrabalho. Além disso, deve-se calcular o impacto no aumento da produtividade.
O administrador de empresas Daniel Yim destaca, em artigo, que diversas atividades do e-commerce, como cadastro de produtos, vendas, despacho de pedidos, controle de estoque e emissão de documentos, consomem muito tempo quando realizadas separadamente e de forma manual.
Com o ERP, no entanto, é possível economizar tempo, pois o software executa essas tarefas em um período menor do que seria necessário manualmente.
Integração de pessoas e sistemas
Ainda segundo Daniel Yim, o ERP também possibilita que e-commerces integrem pessoas e sistemas. Esses softwares funcionam como uma ponte, criando conexões e promovendo uma operação mais eficiente.
Ao centralizar dados e processos em uma única plataforma, o ERP facilita a comunicação entre departamentos, como vendas, estoque e logística. Isso permite que os colaboradores tenham acesso às mesmas informações atualizadas em tempo real, possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e embasadas.
Auxílio na gestão de estoque
De acordo com o estudo A importância do sistema ERP para o gerenciamento de estoque em um e-commerce, divulgado no XLIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção, esse software possibilita um monitoramento preciso do estoque, acessível tanto para a equipe de vendas da loja física quanto para o time responsável pelo comércio online. Assim, as informações sobre os itens disponíveis nos depósitos são atualizadas em tempo real, facilitando o atendimento ao cliente e otimizando a gestão operacional.
Leia também: Segmento de independentes lidera fechamento e abertura de novas farmácias
A pesquisa conclui que, com essa tecnologia, é possível obter maior precisão no estoque indicado no sistema, otimizar o tempo de busca e localização de produtos em até 60% e gerar relatórios confiáveis de entradas e saídas para auxiliar na reposição de produtos.