Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas

Biotecnologia retém grandes quantidades de água e adapta-se perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana.
Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas
Foto: Divulgação
Publicidade

A biocelulose é um material produzido por bactérias, como a Acetobacter xylinum, por meio da fermentação de açúcares e materiais orgânicos, um processo que ocorre naturalmente em frutas e outras fontes vegetais. Durante a fermentação, as bactérias secretam celulose, formando uma manta gelatinosa que é posteriormente purificada. O resultado é um material com uma estrutura altamente cristalina e pureza excepcional.

Leia: Como a tecnologia pode reduzir os roubos de medicamentos em farmácias

Como a biocelulose revolucionou o tratamento de feridas
Foto: Biocelulose

Entre as principais características da biocelulose está sua capacidade de reter grandes quantidades de água e se adaptar perfeitamente às superfícies de contato, como a pele humana. O material tem se mostrado superior aos curativos convencionais, acelerando o processo de cicatrização.

Thiago Moreschi, CEO da Vuelo Pharma, detalha que os curativos de biocelulose promovem um crescimento mais rápido do tecido de granulação — etapa essencial do processo de cicatrização das lesões de pele.

O curativo Membracel, desenvolvido pela Vuelo, substitui temporariamente a pele em casos de lesões, como queimaduras de segundo grau, por exemplo. Moreschi explica que, ao proteger até 95% da extensão da lesão, o curativo isola as terminações nervosas, aliviando a dor desde a primeira aplicação. “A menor frequência de trocas dos curativos contribui para o bem-estar do usuário e evita traumas no tecido recém-formado, reduzindo o risco de complicações”, conta ele.

A biocelulose funciona como uma barreira física eficaz, protegendo a área da lesão contra contaminação por agentes externos e diminuindo o risco de infecções. Os curativos são atóxicos e inertes, garantindo que não causem reações alérgicas ou adversas.

Leia também: Cidade no RJ inaugura farmácia de plantas medicinais

Além de suas qualidades terapêuticas, a produção de biocelulose é mais sustentável do ponto de vista ecológico. Utilizando recursos renováveis e evitando o desmatamento, este material representa um avanço importante em termos de impacto ambiental.

Créditos das fotos: Marcelo Krelling e Helen de Moraes A. de Souza

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Utilizando telas e painéis digitais, o digital signage exibe informações sobre produtos, preços e promoções de maneira semelhante aos cartazes convencionais.
Gerador de neblina surge como uma solução eficaz, criando rapidamente uma barreira visual que impede a ação criminosa e protege os produtos.
Especialista em marketing se une à Riverdata para facilitar a adoção de tecnologia de inteligência artificial em farmácias e drogarias.
Tecnologia melhora o gerenciamento de estoque, auxilia no atendimento e contribuirá para potencializar a expansão dos negócios da farmácia.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo