Delivery e e-commerce crescem graças à transformação digital

E-commerce
Foto: Divulgação
Publicidade

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) acredita que este é o momento ideal para debater a transformação digital no setor. Os distribuidores têm investido e contribuído para isso há algum tempo.

“A transformação digital é muito mais ampla do que é discutida no mercado, na grande maioria das vezes. Ela é tida como se fosse a solução para todos os problemas, como se fosse realmente o fim, mas, na verdade, trata-se de um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar os resultados. Ela não é o fim, é o meio para se chegar aos resultados que a empresa almeja”, diz o presidente da Abradilan, Jony Sousa.

Segundo o executivo, as mudanças digitais no mercado farmacêutico não se resumem a e-commerce e prescrição eletrônica, ainda que tenham sido as propulsoras. As demandas de pedidos eletrônicos em farmácias e drogarias triplicaram de tamanho com a pandemia – nos primeiros 15 dias de março de 2020, as vendas globais de comércio eletrônico no Brasil aumentaram 40% em comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com a Statista Research Department.

As vendas online de produtos relacionados à saúde cresceram mais de 120%. Consequentemente, o delivery cresceu, podendo ser feito pelas redes sociais, WhatsApp e marketplaces

Para o gerente da Linx, líder em tecnologia para o varejo, Leandro Ruggero, não é porque o negócio físico vai bem que o digital deve ser deixado de lado: “Cada vez mais é necessário estar presente nas plataformas online para permitir que o cliente decida qual é o melhor canal para fazer uma compra”.

Dentro da distribuição, a transformação digital também traz muitos avanços, como gestão de estoque, sistema de radiofrequência, modelo de digitalização logístico, iniciativas em relação à automação (como pick to light e esteiras automatizadas), entre outros.

Veja também: Digitalização 360º das farmácias é um caminho sem volta

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Sistema pode integrar e otimizar processos em comércios eletrônicos, trazendo benefícios para os empresários.
De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Iniciativa visa aumentar em 20% a recomendação de testes rápidos pelos farmacêuticos em farmácias associadas à Clinicarx.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo