Conforme noticiado no site da do Conselho Federal de Farmácia (CFF) no último dia 17 de julho, o site validador de documentos digitais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) em parceria com os conselhos federais de Farmácia e de Medicina (CRM), ganhará uma nova funcionalidade. O acesso às receitas digitais, atestados e relatórios poderá ser feito por QR Code em câmeras de celular ou na webcam do computador.
O QR Code oferece os mesmos benefícios, como acesso rápido ao documento que o usuário quer validar, sem precisar fazer download e upload do arquivo. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, comenta: “Estamos dando mais um passo para facilitar e qualificar a dispensação digital, fazendo com que o farmacêutico esteja incluído cada vez mais no processo da farmácia digital”.
Carlos Fortner, diretor-presidente do ITI, explica que “todas as ações do Governo Federal, no que dizem respeito ao desenvolvimento de facilidades, adoção de tecnologias, criação de aplicativos, com o objetivo de garantir e melhorar o acesso da população brasileira aos serviços públicos gratuitos, como é o caso do validador, utilizam os recursos mais modernos disponíveis no mercado tecnológico”.
O assessor especial do ITI, Ruy Ramos, que atuou no incremento das funcionalidades, fala sobre a possibilidade de agilizar o processo de atendimento ao paciente: “O ITI está divulgando previamente um conjunto mínimo de requisitos para que desenvolvedores possam incluir essa facilidade no momento da geração das prescrições eletrônicas pelos próprios sistemas”.
Veja também: ITI lança portal gratuito para validar prescrições digitais