Anvisa alerta sobre produto emagrecedor proibido no Brasil

Anvisa presta esclarecimentos sobre produto emagrecedor
Foto: Divulgação
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, na última sexta-feira (4), um alerta acerca dos produtos da marca “50 Ervas Emagrecedor”. Proibidos desde 2020 por não estarem regularizados como medicamentos, seu comércio é considerado uma atividade clandestina.

O produto não pode ser classificado como suplemento alimentar ou alimento por conter ingredientes não autorizados para tal fim. Entre esses componentes, aparecem o chapéu-de-couro, cavalinha, douradinha, salsaparrilha, carobinha, sene, dente-de-leão, pau-ferro e centella asiática. Essas espécies vegetais têm autorização para uso em medicamentos, como fitoterápicos.

A Anvisa publicou duas medidas que proíbem a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso do produto, e determinando sua apreensão e inutilização. A primeira delas foi a Resolução RE 4.721/2020, seguida da RE 903/2021. As ações de fiscalização se aplicam a quaisquer estabelecimentos físicos ou veículos de comunicação, inclusive eletrônicos, que comercializem ou divulguem os produtos.

O órgão alerta ainda que qualquer produto com propriedades terapêuticas, como, por exemplo, com “a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da Anvisa e esse comércio só pode ocorrer em farmácias e drogarias, já que substâncias com propriedades terapêuticas são consideradas medicamentos”.

É possível identificar se o produto está registrado como medicamento no link e consultar quais estão proibidos nesse link.

Veja também: Anvisa publica norma sobre venda de autotestes em farmácias de todo o País

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo