Anvisa libera vacina e medicamento sem registro contra varíola dos macacos

Anvisa permite, temporariamente, uso de vacinas e medicamentos sem registro para varíola dos macacos
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Foi aprovada, na última sexta-feira (19), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma norma de caráter temporário que permite a desobrigação do registro de importação para vacinas e medicamentos produzidos para combater e tratar a varíola dos macacos (monkeypox).

O objetivo é agilizar e facilitar o acesso da população brasileira aos medicamentos e doses de vacinas. Pela norma, o Ministério da Saúde pode encaminhar solicitação à Anvisa para que o órgão regulador permita a dispensação do registro de importação de tratamentos e imunizantes já aprovados por autoridades internacionais para tratamento da varíola dos macacos.

As organizações internacionais válidas são: Organização Mundial da Saúde (OMS), Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA), Agência de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos/Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão (PMDA/MHLW) e Agência Reguladora do Canadá (Health Canada).

Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, comenta: “É importante deixar claro que a Anvisa está exercendo seu papel de agência reguladora. A dispensa de registro é um ato regulatório. E esse ato não significa a aprovação tácita do que vier. Diante de mais um desafio, estamos utilizando uma ferramenta que faz parte do exercício pleno de nossa função”.

Veja também: Lei que reformula conceito de farmácia completa oito anos

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo