Anvisa publica resolução que muda regras para concessão de AFE e AE

Publicidade

AConforme prometido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi publicada hoje (10/04), no Diário Oficial da União (DOU), a RDC nº 275, de 9 de abril de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para concessão, alteração e cancelamento da Autorização de Funcionamento (AFE) e da Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias.

Entre as principais medidas estão que as concessões, alterações ou cancelamentos da AFE e da AE só valerão a partir da publicação no DOU, excetuando-se as alterações relativas à mudança por redução de atividades, da razão social do estabelecimento, do responsável técnico ou do representante legal.

Veja também: Entenda o que vai mudar na concessão de AFE e AE no varejo farmacêutico

Além disso, não será possível executar atividades não autorizadas na licença sanitária emitida pelo órgão sanitário de cada município. Por isso, todos os serviços constantes na AFE e na AE deverão estar liberados e incluídos na licença de funcionamento emitida pelo órgão sanitário local.

Como informado anteriormente, a Anvisa terá prazo de 30 dias corridos para apreciar o pedido de concessão e, caso não o faça, a AFE e a AE serão liberadas automaticamente. Entretanto, essa liberação não impede a Agência de proceder a análise do pedido e, caso comprove alguma irregularidade, cancelar as autorizações.

Outros pontos abordados pela RDC foram a prestação de serviços e o comércio de alimentos em farmácias e drogarias. Ambos devem atender aos requisitos estabelecidos na RDC nº 44 e na Instrução Normativa nº 09, ambos de 2009.

Agora, no momento do pedido de concessão, será preciso anexar uma declaração que afirma que o estabelecimento está ciente de que se descumprir as disposições legais estará sujeito à infração sanitária.

Leia a resolução completa no link.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Companhia eliminou processos internos e está estimulando um ambiente mais colaborativo.
Diante desse cenário, as Farmácias Associadas concentram mais de 500 lojas nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
Assembleia Geral Ordinária será realizada na sede da Associação, no Rio de Janeiro, e remotamente, no dia 13 de novembro.
Entre janeiro e julho de 2024, o volume de resíduos de medicamentos vencidos, além de suas embalagens, chegou a 250 toneladas.
Estão proibidos a comercialização e o uso de termômetros e esfigmomanômetros com colunas de mercúrio nos serviços de saúde.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo