Anvisa publica resolução que muda regras para concessão de AFE e AE

Publicidade

AConforme prometido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi publicada hoje (10/04), no Diário Oficial da União (DOU), a RDC nº 275, de 9 de abril de 2019, que dispõe sobre os procedimentos para concessão, alteração e cancelamento da Autorização de Funcionamento (AFE) e da Autorização Especial (AE) de farmácias e drogarias.

Entre as principais medidas estão que as concessões, alterações ou cancelamentos da AFE e da AE só valerão a partir da publicação no DOU, excetuando-se as alterações relativas à mudança por redução de atividades, da razão social do estabelecimento, do responsável técnico ou do representante legal.

Veja também: Entenda o que vai mudar na concessão de AFE e AE no varejo farmacêutico

Além disso, não será possível executar atividades não autorizadas na licença sanitária emitida pelo órgão sanitário de cada município. Por isso, todos os serviços constantes na AFE e na AE deverão estar liberados e incluídos na licença de funcionamento emitida pelo órgão sanitário local.

Como informado anteriormente, a Anvisa terá prazo de 30 dias corridos para apreciar o pedido de concessão e, caso não o faça, a AFE e a AE serão liberadas automaticamente. Entretanto, essa liberação não impede a Agência de proceder a análise do pedido e, caso comprove alguma irregularidade, cancelar as autorizações.

Outros pontos abordados pela RDC foram a prestação de serviços e o comércio de alimentos em farmácias e drogarias. Ambos devem atender aos requisitos estabelecidos na RDC nº 44 e na Instrução Normativa nº 09, ambos de 2009.

Agora, no momento do pedido de concessão, será preciso anexar uma declaração que afirma que o estabelecimento está ciente de que se descumprir as disposições legais estará sujeito à infração sanitária.

Leia a resolução completa no link.

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Com média de 3,83%, a alteração nos valores ficará abaixo da inflação registrada no período. O índice é definido com base em parâmetros estabelecidos.
Farmácias e drogarias podem abastecer seus estoques antes da alteração e devem se preparar para a implementação dos novos valores.
Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Em atuação de destaque como diretor de Marcas há quase cinco anos, o executivo é promovido ao cargo antes ocupado por Marina Fernie.
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo