Câmara anula aprovação do piso salarial dos farmacêuticos

Câmara dos Deputados anula aprovação do piso salarial do farmacêutico
Arthur Lira em sessão do Plenário (J. Batista/Câmara dos Deputados)
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

 

Na última quarta-feira (9), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu anular a votação da Comissão de Seguridade Social e Família que aprovou o projeto de lei do piso salarial dos farmacêuticos (PL 1559/21). A decisão foi em resposta à questão de ordem do deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

Aprovado no dia 12 de julho, o projeto, do deputado André Abdon (PP-AP), fixou o piso salarial nacional de R$ 6,5 mil para os farmacêuticos legalmente habilitados e no exercício da profissão. Pelo texto da comissão, um substitutivo do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), haveria um adicional de 10% do piso para o farmacêutico designado responsável técnico (RT).

O argumento exposto por Mitraud é de que não houve o intervalo de duas sessões do Plenário entre o pedido de vista na comissão, feito no dia 6 de julho, e a votação do projeto ocorrida no dia 12 do mesmo mês.

Uma das sessões do intervalo de tempo ocorreu no dia 7 de julho, mas a segunda sessão (12 de julho) foi suspensa e encerrada somente no fim da manhã seguinte (às 11h26 do dia 13), enquanto a votação ocorreu às 10h34 do mesmo dia. “A proposição votada não estava em condições de constar na Ordem do Dia da comissão e tampouco de ser votada e aprovada”, defendeu Mitraud. 

Rafael Espinhel, presidente executivo da ABCFARMA, revela que o PL deverá retomar para a Comissão de Seguridade Social e Família para nova deliberação pelos parlamentares, o que pode acontecer até o término desta legislatura.

Ele relembra que o projeto de lei deverá ser apreciado em outras três comissões temáticas: Comissão de Trabalho; de Finanças; e Constituição e Justiça.

Veja também: Novas regras do SAC já estão em vigor

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo