Farmácias e drogarias poderão comercializar artigos não farmacêuticos e de conveniência

Farmácias e drogarias livres para comercializar artigos não farmacêuticos
Foto: shutterstock
Publicidade

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) 1ª Região definiu que não existe vedação legal para que farmácias e drogarias comercializem mercadorias como alimentos em geral, produtos de higiene e limpeza e apetrechos domésticos, seguindo o conceito de drugstore, previsto no artigo 4º XX da Lei nº 5.991/73.

A decisão invalida a restrição trazida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da RDC nº 44/09 e da Instrução Normativa nº 09/09, que estabelecem a relação de produtos permitidos para dispensação e comercialização nos estabelecimentos citados.

Sentença mantida de outro julgamento

O Colegiado manteve a sentença do juiz federal da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Santarém/PA, que julgou parcialmente procedente o pedido de um empresário paraense que desobrigou o autor de cumprir as disposições da Instrução Normativa e as disposições da RDC já citadas, pois, além de violarem o princípio da proporcionalidade, excedem o poder regulamentar da Autarquia.

Justificativa para a decisão

Relatora do caso, a desembargadora federal Daniele Maranhão, lembrou que as restrições estabelecidas nas referidas normas da Anvisa não encontram amparo na Lei nº 5.991/73, já que, ao destinar às farmácias e drogarias a exclusividade na dispensação de medicamentos, não proíbe a oferta de artigos de conveniência em tais estabelecimentos.

Daniele citou também a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que entende que “a Lei 5.991/73 não veda expressamente a comercialização de artigos de conveniência em drogarias e farmácias, e a exclusividade, por ela fixada, para a venda de medicamentos nesses estabelecimentos não autoriza interpretação que obste o comércio de nenhum outro tipo de produto”.

Veja também: Anvisa abre Consulta Pública para sugestões de nova RDC

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo