Ministério da Saúde incorpora cinco medicamentos ao Farmácia Popular

Foto: Reprodução site Ministério da Saúde
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Nesta sexta-feira (30), foi publicada a Portaria GM/MS nº 3.677/2022, que amplia a cobertura do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB). A norma, que altera a Portaria de Consolidação GM/MS nº 5/2017, foi apresentada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

Ao todo, serão cinco novos medicamentos, sendo quatro gratuitos e um no modelo de copagamento, quando o usuário paga parte do valor. Confira quais são eles.

Gratuitos

  • Besilato de Anlodipino 5 mg – tratamento para hipertensão arterial
  • Succinato de Metoprolol 25 mg – tratamento para hipertensão arterial
  • Espironolactona 25 mg – tratamento para hipertensão arterial
  • Furosemida 40 mg – tratamento para hipertensão arterial

Copagamento

  • Dapagliflozina 10 mg – tratamento para diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular

Segundo a Pasta, os medicamentos ficarão disponíveis para a população daqui a 30 dias. A estimativa é que aproximadamente 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas com a decisão.

Leia a Portaria nº 3.677/2022 na íntegra.

Veja também: Flexibilizações das regras do Farmácia Popular por conta da pandemia são estendidas

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

Novo tratamento para câncer de bexiga reduz em 60% o risco de recorrência tumoral

Dados apresentados na ASCO 2026 mostram benefícios do uso de enfortumabe vedotina em combinação com pembrolizumabe no cenário perioperatório do câncer de bexiga músculo-invasivo.

Aprovado PL sobre venda de spray de pimenta para segurança de mulheres

PL 727/2026 permite que estabelecimentos comerciais autorizados comercializem o produto; texto agora segue para sanção presidencial.

Lei estabelece que farmácias contratem jovens aprendizes

Estabelecimentos têm até 31 de agosto para cumprir a cota de aprendizagem; descumprimento pode gerar multa de até R$ 300 mil.

STF suspende, por 90 dias, a eficácia sancionatória da NR-1 sobre riscos psicossociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em caráter liminar, suspender por 90 dias a aplicação de autuações, multas e demais sanções administrativas fundamentadas em dispositivos da NR-1 relacionados aos fatores

Diagnóstico molecular amplia a atuação do farmacêutico no cuidado à fertilidade feminina

Tecnologia permite avaliar o equilíbrio da microbiota vaginal, oferecendo informações que auxiliam na orientação da saúde da mulher.

Câmara aprova fim da jornada 6×1 e projeto segue para votação no Senado

Proposta prevê redução gradual da carga horária para 40 horas semanais, sem corte de salários, mas cria exceções para profissionais.
Não existem mais matérias para exibir.
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.