No Maranhão, farmacêutico RT deve morar, no máximo, a 120 km da farmácia onde trabalhar

CRF/MA impõe distância máxima de 120 km entre casa e farmácia de responsável técnico
Foto: freepik
Publicidade

Na última quinta-feira (25), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Deliberação nº 50, de 22 de novembro de 2021, elaborada pelo Conselho Regional de Farmácia do Maranhão (CRF/MA). A legislação regulamenta a distância máxima entre o domicílio do farmacêutico e a farmácia em que atua como Responsável Técnico (RT) para 120 km, com tolerância de 10%.

No texto, o Plenário do órgão explica que a decisão foi tomada considerando a precariedade das estradas e trechos que ligam um município a outro, além da necessidade de garantir a assistência farmacêutica à população e evitar infrações aos estabelecimentos por possíveis ausências do RT.

Havendo mais de um percurso até o estabelecimento, é necessário considerar o de menor distância, a qual deve estar prevista pelo levantamento mais recente do Departamento Rodoviário da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão (SINFRA).

Os farmacêuticos que não se enquadrarem na determinação deverão requirir, ao Plenário do CRF/MA, a aprovação da Responsabilidade Técnica de forma excepcional. Em caso de aprovação, após seis meses será necessário fazer novamente a solicitação. A renovação compulsória dos pedidos feitos excepcionalmente é proibida.

Veja também: Anvisa otimiza processo de avaliação da importação de produtos derivados de Cannabis

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Decisão foi tomada após o Conselho Federal de Medicina (CFM) entrar com uma ação contra a autorização.
Deputada afirma que a proposta concretiza o anseio popular pelo fim da escala 6 x 1 (seis dias de trabalho por um de descanso).
Biscoitos Meu Primeiro Lanchinho, da marca Mucilon, foram recolhidos após a empresa encontrar níveis elevados de toxinas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo