PF faz operação para combater contrabando e crimes contra saúde pública

A PF está realizando operação para combater o contrabando e crimes em relação à substância Cardarine no Brasil, usada em atividades físicas.
Foto: Reprodução site Polícia Federal
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Aconteceu, na última quinta-feira (21), a operação Zurich. A ação, da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal Brasil, tem como objetivo apurar a importação, a distribuição e a comercialização de matérias-primas e insumos farmacêuticos sem autorização do órgão de vigilância sanitária competente.

A investigação foi iniciada em janeiro de 2021, quando a PF foi informada por autoridades suíças sobre a ocorrência de uma apreensão realizada no aeroporto de Zurique da substância Cardarine, proibida no País, que estava sendo importada para o Brasil. O produto é geralmente utilizado para aumentar a performance em atividades físicas.

A substância, segundo resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem proibição de comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso em todo o território nacional. É vetada para uso humano em grande parte dos países, sendo caracterizada, inclusive, como “doping” desde 2008.

Com o andar das investigações, foi constatada a ocorrência de importações habituais de Cardarine para o Brasil, operadas por três empresas situadas na cidade de São Paulo. O grupo auferiu mais de R$ 12 milhões em vendas do produto para mais de 870 estabelecimentos, em sua maioria, farmácias de manipulação.

Veja também: Resolução do CFF dispondo sobre telefarmácia é publicada

Fonte: site Ascoferj

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo