PL que equiparava técnico de farmácia ao farmacêutico é retirado de tramitação

PL que visava equiparar técnico a farmacêutico é retirado de tramitação
Câmara dos Deputados (Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Atendendo ao requerimento do próprio autor, o deputado Giovani Cherini, foi retirado de tramitação na Câmara o Projeto de Lei 2.271/2022. O PL pretendia alterar a Lei 13.021/2014 para obrigar os Conselhos Regionais de Farmácia a inscreverem como responsáveis técnicos por farmácias os técnicos que foram beneficiados por decisões judiciais anteriores à publicação da lei. O PL fica, então, arquivado.

Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), comentou que a atitude do deputado de voltar atrás é fruto da grande mobilização do setor contra o Projeto de Lei: “Os colegas farmacêuticos de todo o País atenderam ao nosso chamado e se posicionaram fortemente contra a matéria que tinha a intenção de equiparar o técnico ao farmacêutico, um profissional da saúde com cinco anos de graduação e muito estudo para o exercício profissional”.

Para o presidente, a proposta, se aprovada, promoveria um retrocesso em um direito da população: o acesso ao medicamento mediante a supervisão do único profissional habilitado a prestar essa assistência ao cidadão, o farmacêutico.

“A Lei 13.021/14 foi uma conquista para os cidadãos brasileiros, porque transformou as farmácias em unidades de assistência à saúde e reiterou a obrigatoriedade da presença do farmacêutico como responsável técnico durante todo o tempo de funcionamento desses estabelecimentos”, finaliza Walter Jorge João.

Veja também: STF aprova súmula sobre preços máximos de medicamentos a hospitais e clínicas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Intenção é evitar o uso excessivo do medicamento ou a sua falta em momentos de crise. A Câmara dos Deputados está discutindo a proposta.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo