Relatório de inspeções de insumos farmacêuticos é publicado pela Anvisa

Anvisa libera resumo sobre inspeções de insumos farmacêuticos
Foto: freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibilizou para consulta a Revisão Anual das Inspeções em Farmoquímicas Nacionais, documento que avalia as inspeções realizadas e o cumprimento de boas práticas de fabricação (BPF) de insumos farmacêuticos no Brasil pela Agência e por entes federados.

O relatório, referente ao ano de 2019, avaliará tendências desde 2015, quando as inspeções farmoquímicas começaram a ser realizadas com a participação da Anvisa. A decisão teve como objetivo a harmonização das inspeções sanitárias, adotando procedimentos uniformes em todo o Brasil. Desde o ano passado, e segundo a Instrução Normativa 32/2019, as inspeções passaram a ser responsabilidade da Agência.

Farmoquímicas no Brasil

O parque industrial de farmoquímicas possui 49 empresas ativas, concentradas nas regiões Sul e Sudeste – 45% está em São Paulo; 19%, no Rio de Janeiro; 16%, no Paraná; e 6%, em Minas Gerais. Depois, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia aparecem com 4%, e por fim o Piauí, com 2%.

Conclusões do relatório

O documento traz a informação de que, até o ano passado, as empresas tinham uma leve tendência de não adequação às boas práticas de fabricação. Com a mudança das formas de classificação, a Agência espera que as empresas passem a tratar as não conformidades, o que será monitorado.

Contudo, também reconhece que a publicação da RDC 250/2005 – que criou o Programa de Insumos Farmacêuticos – trouxe uma evolução às empresas farmoquímicas em relação à aplicação das boas práticas de fabricação.

Leia na íntegra a Revisão Anual das Inspeções em Farmoquímicas Nacionais.

Veja também: PTC Therapeutics adquire a farmacêutica Censa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia