Abradilan cresce 20% contra 12,9% do mercado farmacêutico em faturamento

Abradilan mostra crescimento
Foto: freepik
Publicidade

Após sua segunda Assembleia do ano, a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) apresentou aos parceiros do mercado farmacêutico dados sobre o cenário atual e fez projeções positivas para o período pós-pandemia.

Os resultados foram explicados por César Bentim, diretor de Relacionamento da IQVIA. Apesar da inconsistência da economia, a Abradilan teve um crescimento de 20% em PPP contra 12,9% do mercado farmacêutico em termos de faturamento. Em relação às farmácias, o crescimento foi de 26,1% contra 15,6%.

Crescimento detalhado

Segundo o executivo, a região Sudeste “apresentou um crescimento muito expressivo e superior a qualquer outro, de 23%. Em contrapartida, nas regiões Norte e Sul, a Associação apresentou números um pouco menores do que o crescimento do mercado”. Com isso, os dados apontam um novo comportamento do consumidor, abrindo espaço para boas oportunidades.

Categorias em queda

Exemplo disso é que algumas categorias consolidadas abrem espaço para a venda de não medicamentos, como os isentos de prescrição (MIPs) e os tarjados. Dados mostram que 69% das vendas são de medicamentos, sendo 55% com prescrição e 14% com MIPs. O restante (31%) é destinado às categorias de Personal Care, Cuidados ao Paciente, OTC e Nutricionais.

Ainda que o mercado farmacêutico venha crescendo em faturamento e em unidades, a projeção para 2021 é de 9%, um pouco abaixo dos 11% de 2020. “Essa desaceleração se deve a vários motivos, entre eles a falta de lançamentos, dificuldades de acessar a classe médica como acontecia antes da pandemia, envelhecimento da população, recuperação gradual de renda e maior gasto incremental direcionado a genéricos e similares”.

Expectativas pós-pandemia

Bentim alerta a comunidade científica que os recuperados da Covid-19 apresentam diversas comorbidades, como problemas psiquiátricos, vasculares, renais, musculoesqueléticos, respiratórios e cardíacos, categorias que devem crescer. Além disso, as que mantiveram crescimento durante a pandemia, como medicamentos para diabetes, hipertensão, controle de ansiedade, anticoagulantes e produtos de bem-estar também são destaque.

“Por outro lado, deve haver uma desaceleração da venda de medicamentos antiparasitários, máscaras e testes de Covid após a pandemia. Enquanto protetor solar e maquiagem devem apresentar significativo aumento de vendas”, diz o executivo da IQVIA. Em relação ao grupo de vitaminas, o foco deverá ser em probióticos e suplementos.

Veja também: Quarto maior grupo do varejo farmacêutico no País, Farmarcas cresce 31,82% no primeiro semestre

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo