ABRAFAD cresce 13% e fatura R$ 1,8 bilhão em 12 meses

ABRAFAD tem crescimento de 13% no último ano
Foto: freepik
Publicidade

Entre julho de 2019 e junho de 2020, o mercado farma brasileiro, representado por redes de farmácias, grupos associativistas, franquias e farmácias independentes teve um faturamento de R$ 118 bilhões, 11% a mais do que o ano anterior. Desse total, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (ABRAFAD) contribuiu com 13%, totalizando R$ 1,8 bilhão de faturamento, como mostram dados da IQVIA.

Crescimento da ABRAFAD em números

Em unidades, no mesmo período, o mercado farma teve um crescimento de 7,5%, sendo alavancado por associações, franquias e farmácias independentes. A ABRAFAD registrou vendas de 109 milhões de unidades, o equivalente a 14,6%. No ano anterior, o aumento foi de 10,6%.

Com nove grupos associados, a Associação representa 1,5% do mercado financeiro global e 2% em unidades, destacando-se nas regiões Sudeste e Nordeste. No primeiro semestre de 2020, as redes da ABRAFAD registraram vendas de R$ 943 milhões. No primeiro trimestre (janeiro a março), as vendas foram de R$ 464 milhões, enquanto no segundo somaram R$ 479 milhões.

Evolução da Associação

O diretor-executivo da ABRAFAD, Nilson Ribeiro, revela que as associações e franquias têm demonstrado evolução nos últimos anos, inclusive acima das redes e farmácias independentes: “Isso mostra que a organização do varejo independente em grupos corporativos, unindo forças para se tornarem mais competitivos e investirem em modelos de gestão eficientes, fundamentados em treinamento, ferramentas, indicadores de performance, relacionamento com fornecedores e foco no consumidor, faz muita diferença”.

Metas para futuro

Até o fim do primeiro semestre, a ABRAFAD reunia 1,9 mil pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Santa Catarina. A meta é chegar a três mil PDVs associados até o fim do ano. Para isso, a diretoria busca redes associativistas com mais de 25 lojas no País. “Estamos também fechando mais parcerias com as indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para fomentarmos ainda mais negócios para nossas redes”, finaliza Ribeiro.

Veja também: Mudança de hábitos: 38% das pessoas que compram online nas farmácias passaram a fazê-lo após a pandemia

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo