Os medicamentos antigases são conhecidos por proporcionar alívio rápido e eficaz dos desconfortos causados pelos gases intestinais. A fórmula do medicamento atua de maneira eficiente, ajudando a reduzir o inchaço abdominal, a flatulência e outras sensações de desconforto associadas à formação de gases.
Leia: Saiba quais foram os medicamentos genéricos mais vendidos em abril
De acordo com especialistas, várias causas devem ser investigadas para determinar a origem do problema. Muitas vezes, a adoção de uma alimentação mais saudável e o aumento da prática de exercícios físicos podem reduzir a produção de gases. Em outros casos, identificar intolerâncias alimentares é fundamental. No entanto, é importante destacar que, embora essas medidas possam diminuir a produção e eliminação dos gases, eliminá-los completamente é impossível.
A simeticona é um dos medicamentos genéricos mais conhecidos. O medicamento diminui a tensão superficial dos gases, o que dificulta a formação e gera rompimento de bolhas, facilitando a eliminação dos gases e proporcionando alívio imediato dos sintomas na região abdominal.
Leia também: Estudos apontam que genéricos tratam cerca de 90% das doenças
De acordo com Tiago de Moraes Vicente, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), em 2023 foram vendidas cerca de 44,4 milhões unidades de simeticona no Brasil.
10 Genéricos mais vendidos:
1. Losartana;
2. Dipirona Sódica;
3. Hidroclorotiazida;
4. Nimesulida;
5. Enalapril;
6. Sildenafila;
7. Atenolol;
8. Simeticona;
9. Tadalafila;
10. Sinvastatina.
Fonte: IQVIA – MAT Dezembro/2023