Canal farma cresce 9,04% em unidades no mês de setembro, aposta estudo da IQVIA

IQIVIA publica resultado do canal farma em setembro
Foto: iStock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A IQVIA divulgou recentemente um estudo que mostra a performance do mercado farmacêutico brasileiro durante os 12 meses móveis terminados em setembro deste ano. A empresa é responsável por auditar o setor.

Performance unidades

Considerando o período citado, foram comercializadas 5.307.990 unidades na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse número é equivalente a um crescimento de 9,04% em relação aos 4.868.140 anteriores.

Em uma análise mais detalhada, a IQVIA revelou os resultados de cada categoria de produto. A chamada Ético, por exemplo, alcançou um total de 3.173.560 unidades vendidas, o equivalente a um aumento de 5,30% em relação ao período anterior (3.013.970).

A categoria Popular atingiu a marca de 2.134.430 unidades, 15,11% a mais do que no mesmo período de 2021 (1.854.170). Em seguida, aparece a categoria Marca, que chegou a 2.593.310 produtos vendidos, 10,34% a mais do que os 2.350.220 do ano anterior.

Os itens de Referência totalizaram 8440.140 produtos, 6,26% a mais do que os 794.410 anteriores. Por fim, a categoria Genéricos teve um crescimento de 8,53%, saindo da marca de 1.723.510 unidades para 1.870.540.

 Ranking corporações

No estudo também é apresentado o ranking das 100 corporações que tiveram o melhor desempenho durante o MAT Setembro 2022. A lista foi baseada no número de unidades vendidas e o crescimento obtido na comparação com o período imediatamente anterior.

Confira a lista das 15 primeiras colocadas:

1 – Hypera Pharma: 681.900 unidades (+14,96%)

2 – NC Farma: 645.088 unidades (+3,95%)

3 – Cimed: 382.095 unidades (+3,17%)

4 – Sanofi: 334.603 unidades (2,88%)

5 – Eurofarma: 272.180 unidades (+7,39%)

6 – Teuto: 223.829 unidades (+19,16%)

7 – Aché: 222.906 unidades (+12,02%)

8 – União Química: 192.475 unidades (+11,42%)

9 – Novartis: 126.624 unidades (-3,59%)

10 – Geolab: 126.564 unidades (+22,28%)

11 – Merck: 123.710 unidades (+9,05%)

12 – Natulab: 109.377 unidades (+55,81%)

13 – Prati Donaduzzi: 93.560 unidades (+4,35%)

14 – Biolab: 84.651 unidades (+13,30%)

15 – Lupin: 67.794 unidades (+11,59%)

Ranking produtos

O estudo revela ainda quais foram os 100 produtos mais comercializados durante o último ano terminado em setembro. Veja abaixo quais ficaram nas 15 primeiras colocações.

1 – Glifage XR (MCK): 91.502 unidades (+14,69%)

2 – Neosoro (N.Q): 79.337 unidades (+16,21%)

3 – Losartan (N.Q): 55.570 unidades (+13,71%)

4 – Maxalgina (NAU): 49.083 unidades (+92,77%)

5 – Cimegripe (CMS): 43.844 unidades (+28,94%)

6 – Cit Sildenafila (N.Q): 32.532 unidades (+19,51%)

7 – Dipirona (N.Q): 32.217 unidades (+25,53%)

8 – Losartan (TTB): 30.842 unidades (+51,20%)

9 – Puran T4 (S.A): 30.665 unidades (+3,92)

10 – Sorimax (FXC): 29.512 unidades (+98,53%)

11 – Torsilax (N.Q): 28.785 unidades (+5,91%)

12 – Losartan (E3S): 24.387 unidades (+4,32%)

13 – Salonpas (HSM): 24.273 unidades (+3,23%)

14 – Loratamed (CMS): 23.779 unidades (+17,89%)

15 – Dorflex (S.A): 23.501 unidades (-3,70%)

Veja também: Varejo farmacêutico cresce 7,75% em setembro, segundo Close-up

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Levantamento de consumo do marketplace Farmácias App revela tendências entre junho e agosto de 2024.
Levantamento da Interplayers ressalta a necessidade de maior conscientização sobre a depressão e a importância da saúde mental.
Segundo o estudo do IFEPEC, cerca de 92% dos entrevistados de 50 a 59 anos consideram o preço um fator determinante.
Centro-Oeste apresentou crescimento de quase sete vezes no número de usuários que adquiriram medicamentos para o tratamento dessas doenças.
Levantamento também mostra que houve um aumento de 50% na busca por medicamentos voltados ao tratamento de doenças respiratórias.
Em um mercado em constante evolução, os medicamentos têm ganhado destaque por oferecer alternativas no tratamento de condições oncológicas.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo